Ocorrência de Aleurocanthus woglumi Ashby, 1915 (Hemiptera: Aleyrodidae) no Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Márcio Coutinho de Almeida Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (RJ), Superintendência de Defesa Agropecuária, Defesa Sanitária Vegetal.
  • Marcos Gonçalves Lhano Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB)

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1897

Palavras-chave:

Citrus. Mosca-Negra-dos-Citros, Praga-Quarentenária, Distribuição

Resumo

A Mosca-Negra-dos-Citros, Aleurocanthus woglumi (Hemiptera: Aleyrodidae), é considerada pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária/Ministério da Agricultura (ONPF/MAPA), como praga quarentenária presente (Lista A2), com registros oficiais de ocorrência em 20 Estados brasileiros. O objetivo deste trabalho foi registrar sua ocorrência no Rio de Janeiro desde a sua primeira notificação, no ano de 2010.

Biografia do Autor

Márcio Coutinho de Almeida, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (RJ), Superintendência de Defesa Agropecuária, Defesa Sanitária Vegetal.

Engenheiro Agrônomo. Fiscal de Defesa Sanitária na Secretaria Estadual de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC - RJ). Aluno do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCAAB), Cruz das Almas/BA.

Marcos Gonçalves Lhano, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB)

Graduação: Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro/SP; Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso; Doutorado em Ciencias Biologicas - Universidad de La República (Montevidéu, Uruguai); Pós-Doutorado: Entomologia, pela Universidade Federal de Viçosa. É Professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Credenciado na categoria permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e no PPG de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária, da mesma instituição.

Downloads

Publicado

14/12/2014

Edição

Seção

Short Communication