Ocorrência e distribuição vertical de ácaro-vermelho em algodoeiro herbáceo.

Autores

  • João Gutemberg Leite Moraes UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)
  • Jefté Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús, Ceará/Professor
  • Igor Martins Cordeiro Mestre em Engenharia Agrícola. Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciência Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola, Fortaleza, Ceará.
  • Ervino Bleicher possui graduação pela Universidade de São Paulo (1974) , mestrado em Entomologia pela Mississippi State University (1978) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1985) . Atualmente é Programa UFC-PROPAP, processo 22905/13-31 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade.

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1670

Palavras-chave:

Acari, Tetranychidae, Gossypium hirsutum

Resumo

Os ácaros do gênero Tetranychidae estão entre os principais artrópodes-pragas da cultura do algodoeiro. A ocorrência dessas pragas nessa malvácea pode ocasionar perdas no rendimento da cultura, inclusive pelo aumento nos custos de controle, o que pode implicar impactos no meio-ambiente e na saúde dos aplicadores de defensivos. Objetivou-se com esta pesquisa verificar a identidade taxonômica de um ácaro-vermelho, definir uma metodologia para a avaliação desse artrópode e definir uma unidade amostral para o ácaro no algodoeiro. O estudo foi realizado no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil. A cultivar de algodoeiro utilizada foi a CNPA-2H. Inicialmente, a espécie de acarino foi coletada, posta em solução de álcool a 70% e enviada para identificação. Posteriormente, procurou-se validar uma metodologia pela qual os avaliadores utilizavam uma escala de notas. Em seguida, procedeu-se ao estudo da distribuição vertical do ácaro vermelho em algodoeiro, para se definir uma unidade amostral para o ácaro. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x8, com 10 repetições. Para análise, os valores de notas foram transformados para grau de infestação. A espécie de ácaro-vermelho identificada foi Tetranychus aff. yusti McGregor. Verificou-se que a metodologia adotada permitiu discriminar a infestação do ácaro-vermelho em algodoeiro, e a unidade amostral para a referida praga foi a quarta folha a partir do ápice.

Biografia do Autor

João Gutemberg Leite Moraes, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2004, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela UFC (2007) e doutorado (2011), na mesma área e instituição. Professor Adjunto da UNILAB. Atua, principalmente, nos seguintes temas: agronomia, fitotecnia, fitossanidade e defesa vegetal.

Jefté Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús, Ceará/Professor

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará - Campus Crateús. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, Fitopatologia e Entomologia.

Igor Martins Cordeiro, Mestre em Engenharia Agrícola. Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciência Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola, Fortaleza, Ceará.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Agronomia-UFC) na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é aluno do curso de Mestrando em Engenharia Agrícola, na área de Engenharia de Sistemas Agrícolas, pela Universidade Federal do Ceará.

Ervino Bleicher, possui graduação pela Universidade de São Paulo (1974) , mestrado em Entomologia pela Mississippi State University (1978) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1985) . Atualmente é Programa UFC-PROPAP, processo 22905/13-31 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade.

possui graduação pela Universidade de São Paulo (1974) , mestrado em Entomologia pela Mississippi State University (1978) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1985) . Atualmente é Programa UFC-PROPAP, processo 22905/13-31 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade.

Downloads

Publicado

13/12/2014

Edição

Seção

Original Scientific Article