Fitossociologia de plantas daninhas na cultura do pimentão nos sistemas de plantio direto e convencional.

Autores

  • Jorge Luiz Xavier Lins Cunha Universidade Federal de Alagoas
  • Francisco Cláudio Lopes de Freitas Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Maria Eliani Holanda Coelho Instituto Federal do Ceara - campus iguatu
  • Marcio Gledson Oliveira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Kaliane de Souza Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Paula Gracielly Morais Lima do Nascimento Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1647

Palavras-chave:

Capsicum annum. Cobertura morta. Croton lobatos. Cyperus rotundus. Triantema portulacastrum.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho realizar o estudo fitossociológico das plantas daninhas em área cultivada com pimentão nos sistemas de plantio direto (SPD) e convencional (SPC), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para cada sistema de plantio, aos 60 dias após o transplantio da cultura, foram realizadas 32 amostragens com quadrado vazado de 0,50 m de lado, onde as plantas daninhas foram coletadas ao nível do solo, separadas por espécie, contadas e levadas à estufa, até massa constante, para determinação da massa seca. A partir desses valores, determinaram-se as seguintes características: densidade, frequência, abundância, densidade relativa, frequência relativa, abundância relativa, massa seca relativa e índice de valor de importância relativa. Foram identificadas 18 espécies e 13 famílias botânicas; sendo a família Poaceae a mais representativa, seguida pela Amaranthaceae. Todas as espécies avaliadas estavam presentes no SPC, que apresentou densidade de 466,5 plantas m-2 com destaque para as espécies Cyperus rotundus e Triantema portulacastrum com 201 e 99 plantas m-2 respectivamente. No SPD, ocorreram 13 espécies com densidade de 79,12 plantas m-2, sendo o Phyllanthus tenellus e o Commelina benghalensis com maior densidade, embora, a espécie Croton lobatus tenha se destacado em relação às demais em relação ao acúmulo de massa seca. O sistema de plantio direto modificou a dinâmica da comunidade infestante, reduzindo a densidade total de plantas infestantes em 83,04% em relação ao plantio convencional.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Xavier Lins Cunha, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação e Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas. É Doutor em Fitotecnia, com área de concentração em manejo de plantas daninhas pela Universidade Federal Rural do SemiÁrido. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação e manejo de pastagens degradadas, manejo de plantas daninhas, melhoramento, nutrição e irrigação em cana-de-açúcar, fruticultura, nutrição de plantas, enxertia de plantas, Horticultura, Olericultura.

Francisco Cláudio Lopes de Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo integrado de plantas daninhas, comportamento de herbicidas no ambiente, tecnologia de aplicação de herbicidas e plantio direto. Foi coordenador do programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFERSA (Conceito 5 - CAPES) no período de novembro 2008 a outubro de 2010 e atualmente é vice Coordenador do referido Programa.

Maria Eliani Holanda Coelho, Instituto Federal do Ceara - campus iguatu

Engenheira Civil, Mestre em Irrigação e Drenagem e Doutora em Fitotecnia. Professora do Instituto Federal do Ceara campus Iguatu

Marcio Gledson Oliveira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2007) e mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas daninhas, períodos de controle, feijão-caupi e plantio direto. Atualmente é doutorando do programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Kaliane de Souza Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (julho/2009) e Mestre em Fitotecnia (fevereiro/2012) pela mesma instituição. Atualmente pertence ao corpo discente do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da (UFERSA) , à nível de doutorado. Também atua no desenvolvimento de pesquisas na área de manejo de plantas daninhas.

Paula Gracielly Morais Lima do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Mestre em Fitotecnia também pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e atualmente cursando Doutorado em Fitotecnia. Atuando na área de Proteção de Plantas com maior enfoque em Manejo de Plantas Daninhas.

Downloads

Publicado

02/05/2014

Edição

Seção

Original Scientific Article