Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.

Autores

  • Márcio Marques da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Huarlen Ruan Trindade de Souza Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)
  • Andréia Márcia Santos de Souza David Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Luana Maria dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)
  • Renato Fernandes Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Hugo Tiago Ribeiro Amaro Universidade federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346

Palavras-chave:

Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.

Biografia do Autor

Márcio Marques da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.

Huarlen Ruan Trindade de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)

Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.

Andréia Márcia Santos de Souza David, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora de Educação Superior na Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Ciências Agrárias. Doutorado em Fitotecnia.

Luana Maria dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)

Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.

Renato Fernandes Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.

Hugo Tiago Ribeiro Amaro, Universidade federal de Viçosa

Doutorando em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Produção Vegeral no Semi-árido na Universidade Estadual de Montes Claros, Graduação ma Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

02/05/2014

Edição

Seção

Original Scientific Article