Doses de fósforo na cultura do feijão-caupi na região nordeste do Estado do Pará.

Autores

  • Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Deymeson Mateus Soares da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Eduardo Cézar Medeiros Saldanha Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ricardo Shigueru Okumura Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Mário Lopes da Silva Júnior Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1310

Palavras-chave:

Vigna unguiculata. Manejo da adubação fosfatada. Componente da produção.

Resumo

O feijão-caupi é uma leguminosa cultivada predominantemente por pequenos produtores, representa uma das mais importantes fontes de renda e ocupação de mão de obra no meio rural do Nordeste Paraense. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o crescimento e a produtividade do feijão-caupi em resposta a doses de fósforo em Latossolo Amarelo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com cinco repetições, sendo os tratamentos constituídos pelas seguintes doses: 0, 100, 200 e 300 kg ha-1 de P2O5, aplicados no sulco de semeadura, por meio da fonte superfosfato triplo (46% P2O5). As variáveis avaliadas foram altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de mil grãos e a produtividade de grãos. A adubação fosfatada teve influência positiva em todas as variáveis avaliadas, sendo que para a produtividade de grãos observou-se que quando aplicaram doses elevadas de P2O5, maiores foram os resultados. Enquanto a altura de planta, número de folhas, número de grãos por vagem e massa de mil grãos de feijão-caupi, verificou que maiores doses de P2O5 proporcionaram menor desempenho das plantas. As doses de máxima eficiência econômica foram de 156,67 à 222,22 kg ha-1 de P2O5 para as variáveis altura de planta, número de folhas, número de grãos por vagens e massa de mil grãos. Doses superiores a 300 kg ha-1 de P2O5 devem ser previstas em estudo de curva de resposta de feijão-caupi ao fósforo para as condições edafoclimáticas da região de Capitão Poço

Biografia do Autor

Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em AGRONOMIA em andamento pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2010) no Estado do Pará.

Deymeson Mateus Soares da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em AGRONOMIA em andamento pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2010) no Estado do Pará.

Eduardo Cézar Medeiros Saldanha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2002) com mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2005). Desenvolve sua tese de Doutorado em Agronomia / Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) . Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) -nas disciplinas de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, Campus de Capitão Poço PA. Tem experiência profissional como Engenheiro Agrônomo, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade do solo, nutrição e adubação de culturas agrícolas, avaliação da fertilidade do solo, correção de solos ácidos, adubos e matérias primas fertilizantes.

Ricardo Shigueru Okumura, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2006), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente, é Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Mário Lopes da Silva Júnior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1991), antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Nutrição Mineral de Plantas e Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, matéria orgânica, fósforo orgânico, biomassa microbiana, latossolo.

Downloads

Publicado

02/05/2014

Edição

Seção

Original Scientific Article