Fitossociologia e estrutura de um fragmento de floresta estacional decidual aluvial em Santa Maria – RS

Autores

  • Jonas Eduardo Bianchin Universidade Federal do Paraná
  • Pierre André Bellé Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1307

Palavras-chave:

Parâmetros fitossociológicos. Sucessão secundária. Floresta ciliar.

Resumo

As formações florestais encontram-se alteradas, sobretudo à ação antrópica. Principalmente as florestas aluviais, que por sua localização e função ecológica, devem ser preservadas e recuperadas, para isso é fundamental conhecer a fitossociologia e estrutura da floresta. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar os parâmetros fitossociológicos e estrutura de um fragmento de Floresta Estacional Decidual Aluvial em Santa Maria, RS. Para isso, foram mensuradas 74 parcelas contíguas de 10 x 10 m (100 m²), e considerados todos os indivíduos com CAP maior que 10 cm. Foram identificadas 32 espécies, na sua grande maioria espécies pioneiras, pertencentes a 19 famílias botânicas. O número de espécies amostradas no fragmento foi baixo, enquanto os indivíduos mortos apresentaram quantidade relativamente elevada, o que se deve, possivelmente, às intervenções antrópicas na área e ao processo de sucessão secundária. Algumas espécies, como Casearia sylvestris, Symplocos uniflora, Mimosa bimucronata, Lithrea molleoides e Zanthoxylum rhoifollium se destacaram apresentando os maiores valores dos parâmetros fitossociológicos, havendo predomínio das duas primeiras sobre as demais. Da mesma forma, a análise do Valor de Importância Ampliado mostrou que C. sylvestris e S. uniflora são as espécies mais importante do fragmento, pois estão mais bem distribuídas em todos os estratos verticais.

Biografia do Autor

Jonas Eduardo Bianchin, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Florestal, graduado na Universidade Federal de Santa Maria - RS e Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente doutorando do programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.

Pierre André Bellé, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Florestal, graduado na Universidade Federal de Santa Maria - RS e Mestrando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Edição

Seção

Original Scientific Article