Tecnologia de bioprocesso para produção de alimentos funcionais.

Autores

  • Rita de Cássia Pompeu de Sousa Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal ( BIONORTE), Boa Vista, Roraima, Brasil.
  • Daniela Cavalcante dos Santos Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal ( BIONORTE), Boa Vista, Roraima.
  • Leandro Timoni Buchdid Camargo Neves Universidade Federal de Roraima/Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE).
  • Edvan Alves Chagas Embrapa/Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE).

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1240

Palavras-chave:

Bioprocessos. Biotecnologia. Ferramentas Biotecnológicas

Resumo

A busca por tecnologias para produção de alimentos com alto valor agregado tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos. A tecnologia de bioprocesso para produção de alimentos funcionais é um exemplo. Os alimentos funcionais têm sido definidos como alimentos que, em virtude da presença de componentes fisiologicamente ativos, fornecem benefícios à saúde, além da nutrição básica. Entretanto, devido as diferentes etapas que a compõem, a tecnologia de bioprocessos para produção desses alimentos encontra-se como um dos desafios da Biotecnologia. Assim, o conhecimento integrado desta temática é imprescindível, principalmente, quando se pretende transformar conhecimento em produto. Além disso, uma visão abrangente de áreas inter-relacionadas é necessária, para estimulo ao conhecimento, reflexões e aplicação prática das ferramentas biotecnológicas existentes. Objetiva-se com esse trabalho fazer uma revisão da tecnologia de bioprocessos na produção de alimentos funcionais. Os mais importantes avanços são citados e discutidos, mostrando que esta é uma das tendências atual da biotecnologia. Os alimentos funcionais, não possuindo histórico de consumo, são enquadrados na categoria de novos alimentos. Para que o produto possa ser comercializado no Brasil, é necessário que as empresas interessadas apresentem documentação científica comprovando sua segurança de uso e, ainda, que solicitem seu registro na Anvisa. Estudos semelhantes devem ser conduzidos a fim de avaliar o potencial biotecnológico de outros produtos de natureza agroindustrial.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Pompeu de Sousa, Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal ( BIONORTE), Boa Vista, Roraima, Brasil.

Discente do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal ( BIONORTE), Boa Vista, Roraima.

Daniela Cavalcante dos Santos, Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal ( BIONORTE), Boa Vista, Roraima.

Discente do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal ( BIONORTE), Boa Vista, Roraima.

Leandro Timoni Buchdid Camargo Neves, Universidade Federal de Roraima/Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE).

Food Technology Laboratory/UFRR Sectoral Board of Fruits of the Roraima State/CASF-RR e Docente do Curso de Doutorado - CoE-RR/Rede Bionorte

Edvan Alves Chagas, Embrapa/Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE).

Pesquisador Embrapa Roraima Supervisor do Núcleo de P&D em Floresta, Docente e Coordenador do Curso de Doutorado - CoE-RR/Rede Bionorte.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Edição

Seção

Thematic Review Article