Determinação da condutividade hidráulica do solo utilizando o problema inverso do software hydrus-1d.

Autores

  • João José da Silva Junior Universidade Federal de Lavras
  • Alberto Colombo Universidade Federal de Lavras
  • Elio Lemos da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Myriane Stella Scalco Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1128

Palavras-chave:

Modelagem. Movimento água. Solo não saturado.

Resumo

O conhecimento da condutividade hidráulica do solo é essencial para qualquer estudo que envolva o movimento da água no solo. A condutividade hidráulica do solo decresce acentuadamente com a diminuição da umidade volumétrica (θ), ou aumento do módulo do potencial mátrico (h), sendo estas relações representadas pela funções K(θ) e K(h), respectivamente. Determinações dos parâmetros que descrevem estas funções, por métodos de laboratório ou de campo, são demoradas, de custo elevado e envolvem considerável incerteza. Uma alternativa para parametrização dessas funções é empregar o processo matemático inverso (problema inverso). No processo matemático inverso, as causas são determinadas em função dos seus efeitos. Objetivou-se com o presente trabalho determinar o parâmetro Ks das funções de K(θ) e K(h), do modelo de van Genuchten, mediante a resolução de um problema inverso com auxílio do aplicativo Hydrus-1D, a partir de dados de infiltração acumulada coletados em campo. Verificou-se que existe grande variabilidade nos valores de Ks estimados. O problema inverso proposto permite determinar a condutividade hidráulica não saturada com base em dados coletados sob um amplo intervalo de valores de umidade volumétrica e módulo do potencial mátrico. O problema inverso foi adequadamente definido para as estimativas do Ks nas camadas de 0-0,20 e 0,20-0,60 m, mas não permitiu uma estimativa confiável para a camada de 0,60-1,00 m.

Biografia do Autor

João José da Silva Junior, Universidade Federal de Lavras

Atualmente Professor Substituto no Departamento de Engenharia Agrícola da UFLA ministrando as disciplinas de Qualidade Ambiental e Saneamento I , é aluno de Doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas da Universidade Federal de Lavras, Área de concentração de Engenharia de água e solo. Foi Tutor a Distância no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Ambiental UFLA/UAB/CEAD das disciplinas de Avaliação de Projetos Ambientais, Gestão de Movimentos da Juventude e Ambiente de Orientação do TCC. Atuou como tutor das disciplinas Antropologia I e II e de Sociologia I, II e III do curso de Pedagogia a distância da UFLA/UAB/CEAD . Foi estagiário do PET/Agronomia (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano no período de Julho de 2003 a Janeiro de 2009 . Têm experiência na área de irrigação e irrigação na área de manejo de fertirrigação foi estagiário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA CNPMF Laboratório de Irrigação e Fertirrigação de fruteiras tropicais .Têm experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, e de pós colheitas de frutos tropicais atuando principalmente nos seguintes temas: acerola, caracterização físico-química, opuntia ficus, caracterização física., propagação, vegetativa e umbu-cajazeira, populações, variabilidade genética .

Alberto Colombo, Universidade Federal de Lavras

Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1979), fez especialização em irrigação na Utah State University (1984), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Engenharia de Irrigação na Utah State University (2005). Foi responsável pela área de avaliação de equipamentos de Irrigação do Centro Nacional de Engenharia Agrícola (CENEA- MA) e atuou como secretário e presidente da Comissão de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Lavras, atuando na área de Engenharia de Água e Solos, com ênfase na avaliação de equipamentos de irrigação e simulações numéricas dos processos associados á engenharia e manejo da irrigação (uniformidade de aplicação de água e fluxo de água no solo).

Elio Lemos da Silva, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Agronomia, em 1977, pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), atual Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (1982) e Ph.D. in Agricultural And Biosystems Engineering - University of Arizona (1995). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto e manejo de irrigação, Relação Água-Solo-Planta.

Myriane Stella Scalco, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado (1980), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1983) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2000). Atualmente é engenheira agrônoma (pesquisadora) da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Irrigada, atuando principalmente nos seguintes temas: densidade de plantio, cafeicultura irrigada, cafeeiro irrigado, irrigação e manejo de irrigação. Orientadora de mestrado e co-orientadora de mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Edição

Seção

Original Scientific Article