Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.

Autores

  • Renato Paiva de Lima Universidade Federal Rural De Pernambuco
  • Mario Monteiro Rolim Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mara Suyane Marques Dantas Universidade Federal Rural De Pernambuco
  • Andréa Raquel Fernandes Carlos da Costa Universidade Federal Rural De Pernambuco
  • Anamaria de Sousa Duarte Universidade Federal Rural De Pernambuco
  • Anderson Rodrigo da Silva Universidade Federal Rural De Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1086

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar. Biofertilizante. Potássio. Sódio.

Resumo

A vinhaça é um resíduo proveniente do processo de destilação do álcool, rico em matéria orgânica e nutrientes e, por isso, é muito utilizado para fertirrigação nos próprios canaviais. Entretanto, se aplicado em doses excessivamente altas pode desequilibrar o complexo sortivo do solo e, se descartado indiscriminadamente no solo, pode trazer sérios riscos ao ambiente. Objetivou-se avaliar o efeito de doses crescentes de vinhaça (0; 59; 119; 237 e 474 m3 ha-1) e diferentes tempos de incubação (30 e 60 dias) nos atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico. Durante o estudo, foram avaliadas as seguintes variáveis: condutividade elétrica do extrato de saturação do solo (CEes), pH e teores de K+ e Na+ trocáveis do solo. Ao final do estudo, foi possível concluir que os tempos de incubação de vinhaça no solo só afetaram significativamente as variáveis estudadas quando foi utilizada a maior dose de tal resíduo. Os teores de K+ e Na+ presentes no solo foram influenciados significativamente em decorrência da aplicação das doses crescentes de vinhaça, entretanto o pH e a CEes foram pouco afetados independente das doses utilizadas deste resíduo. A aplicação das lâminas de lixiviação provocou maior lixiviação de K+ do que Na+ do solo, fato que pode ocasionar a sodicidade do solo em função da aplicação de altas doses de vinhaça.

Biografia do Autor

Renato Paiva de Lima, Universidade Federal Rural De Pernambuco

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Mario Monteiro Rolim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1985) e Engenharia Cartográfica (1987) pela UFPE, Mestrado em Engenharia Agrícola (1996) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Mara Suyane Marques Dantas, Universidade Federal Rural De Pernambuco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2008) e mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2010). Atualmente é Doutoranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Andréa Raquel Fernandes Carlos da Costa, Universidade Federal Rural De Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA, (2007). Mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA, (2011). Atualmente é Doutoranda em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE).

Anamaria de Sousa Duarte, Universidade Federal Rural De Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2002) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2007). Atualmente é bolsista PNPD na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Anderson Rodrigo da Silva, Universidade Federal Rural De Pernambuco

Engenheiro Agrônomo pela UFPB (2010), M.Sc. em Estatística Aplicada e Biometria pela UFV (2012). Atualmente é aluno do programa de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica da ESALQ/USP em nível de doutorado.

Downloads

Publicado

31/12/2013

Edição

Seção

Original Scientific Article