MEIO FÍSICO E PATRIMONIALIZAÇÃO DE ÁREAS: ELEMENTOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO NO NORTE GOIANO?

Autores

  • Fernanda Pedro Fernandes Zardini Universidade Estadual de Goiás
  • José Carlos de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Patrick Thomaz de Aquino Martins Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.2345

Palavras-chave:

Cerrado. Meio físico. Áreas patrimonializadas. Preservação. Norte de Goiás.

Resumo

O bioma Cerrado, no estado de Goiás, vem passando nas últimas décadas por significativas perdas de cobertura vegetal em função da expansão do agronegócio. No entanto, alguns municípios, em especial os que se localizam na região norte do estado, não foram inseridos nesta dinâmica, apresentando extensas áreas de cerrado ainda preservadas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise integrada da paisagem de sete municípios do norte goiano, no intuito de identificar e analisar os fatores ambientais, socioeconômicos e culturais que induziram a preservação da vegetação de Cerrado. Para isso foi feito um levantamento bibliográfico e de dados e a caracterização do meio físico e do uso e ocupação da terra. Os resultados indicam que a implantação das hidrelétricas representaram as mais significativas alterações na paisagem e os relevos dobrados e altamente dissecados; os solos rasos e pobres em nutrientes; a criação de Unidades de Conservação e a criação dos territórios indígena e quilombola, contribuíram decisivamente para a preservação do bioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pedro Fernandes Zardini, Universidade Estadual de Goiás

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Minaçu.

José Carlos de Souza, Universidade Estadual de Goiás

Possui Graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Especialização em Geografia, Meio Ambiente e Turismo pela Universidade Estadual de Goiás, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Minaçu. Tem experiência na área de Geografia Física com ênfase em Geomorfologia, Pedologia e Climatologia.

Patrick Thomaz de Aquino Martins, Universidade Estadual de Goiás

Possui Graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especialização em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Formosa. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em geoprocessamento de dados ambientais.

Downloads

Publicado

03/05/2016

Edição

Seção

Artigos