MEIO FÍSICO E PATRIMONIALIZAÇÃO DE ÁREAS: ELEMENTOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO NO NORTE GOIANO?
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.2345Keywords:
Cerrado. Meio físico. Áreas patrimonializadas. Preservação. Norte de Goiás.Abstract
O bioma Cerrado, no estado de Goiás, vem passando nas últimas décadas por significativas perdas de cobertura vegetal em função da expansão do agronegócio. No entanto, alguns municípios, em especial os que se localizam na região norte do estado, não foram inseridos nesta dinâmica, apresentando extensas áreas de cerrado ainda preservadas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise integrada da paisagem de sete municípios do norte goiano, no intuito de identificar e analisar os fatores ambientais, socioeconômicos e culturais que induziram a preservação da vegetação de Cerrado. Para isso foi feito um levantamento bibliográfico e de dados e a caracterização do meio físico e do uso e ocupação da terra. Os resultados indicam que a implantação das hidrelétricas representaram as mais significativas alterações na paisagem e os relevos dobrados e altamente dissecados; os solos rasos e pobres em nutrientes; a criação de Unidades de Conservação e a criação dos territórios indígena e quilombola, contribuíram decisivamente para a preservação do bioma.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.