Seletividade de herbicidas aplicados na cultura do algodão adensado.

Autores

  • Cleiton Lopes da Silva UNEMAT
  • Miriam Hiroko Inoue UNEMAT
  • Kassio Ferreira Mendes UFV
  • Cassiano Luiz Sztoltz UNEMAT
  • Breno Araguaia Souza Silva Unesp
  • Paulo Alberto Conciani UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i2.969

Palavras-chave:

Aplicação sequencial. Controle químico. Mistura. Plantas daninhas.

Resumo

As plantas daninhas reduzem a produtividade e a qualidade da fibra do algodoeiro, pelo fato desta cultura apresentar crescimento lento nos primeiros estádios de seu ciclo. Assim, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o controle de plantas daninhas e a seletividade de herbicidas, aplicados em pré e em pós-emergência, no algodão adensado. Foram testados 10 tratamentos com os herbicidas fomesafen, clomazone, diuron, prometryne, trifloxysulfuron-sodium, pyrithiobac-sodium, S-metolachlor e fluazifop-butil, aplicados em mistura ou sequencial, além da testemunha sem aplicação de herbicida. Os experimentos foram realizados simultaneamente com os mesmos tratamentos, no distrito de Deciolândia, município de Diamantino - MT, com a variedade Fabermax 966 e no município de Sapezal - MT, com a variedade DP 604. Durante o desenvolvimento da cultura, foram realizadas avaliações de fitointoxicação e níveis de controle aos 7, 14 e 28 dias após a aplicação (DAA); estande e altura aos 28 DAA; número de maçãs aos 145 DAA e produtividade do algodão em caroço aos 160 DAA. Independentes das variedades de algodoeiro, todos os tratamentos avaliados causaram fitointoxicações iniciais,apenas os tratamentos 4, 5 e 6 do experimento 1 não diferiram da testemunha na produtividade, porém os demais não afetaram negativamente a produtividade, estande, altura de plantas, número de maçãs, além de proporcionar controle efetivo de plantas daninhas, sendo seletivos ao algodoeiro. A mistura fomesafen + prometryne aplicada em pré-emergência, foi seletiva as variedades de algodoeiro Fabermax 966 e DP 604, entretanto o fomesafen não é registrado para a cultura.

Biografia do Autor

Cleiton Lopes da Silva, UNEMAT

Departamento de Agronomia. Discentes em Agronomia na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra - MT.

Miriam Hiroko Inoue, UNEMAT

Departamento de Agronomia. Pesquisador Científico, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra - MT.

Kassio Ferreira Mendes, UFV

Instituto de Ciências Agrárias. Pesquisador Científico, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra - MT.

Cassiano Luiz Sztoltz, UNEMAT

Departamento de Agronomia. Discentes em Agronomia na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra - MT.

Breno Araguaia Souza Silva, Unesp

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Proteção de Plantas) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Botucatu - SP.

Paulo Alberto Conciani, UNEMAT

Departamento de Agronomia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba - SP.

Downloads

Publicado

04/09/2013

Edição

Seção

Original Scientific Article