Predação durante a cópula de Mahanarva fimbriolata Stål, 1854 (Hemiptera: Cercopidae) por Montina confusa Stål, 1859 (Hemiptera: Reduviidae) em posição de acasalamento.
DOI:
https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v6i2.792Palavras-chave:
Controle Biológico, Cópula e Amazônia Ocidental.Resumo
O presente estudo relata a predação de Mahanarva fimbriolata em cópula por um Reduviidae Montina confusa, em posição de acasalamento. O relato ocorreu no Sistema Agroflorestal (SAF), 10º43’087”S e 62º13’314”W, estabelecido na Estação Experimental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC-ESTEX-OP), em Ouro Preto do Oeste – RO. Um M. fimbriolata foi capturado durante a cópula, provavelmente porque nessa condição o casal ficou menos diligente, o que os tornam mais vulneráveis aos inimigos naturais, porém a fêmea do Reduviidae mostrou-se hábil quanto à busca de alimento, mesmo com o macho permanecendo sobre seu corpo. Acreditase que a fêmea do M. confusa, durante o cortejo ou após fecundada pode investir mais energias na busca de alimentos para atender a demanda biolgica visando assegurar um melhor desempenho reprodutivo, sendo esse o primeiro relato de predação de M. fimbriolata em cópula por um M. confusa em posição de acasalamento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste artigo, à REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE que: • 1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos. • 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo. • 3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Agro@mbiente On-line, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Agro@mbiente On-line do Centro de Ciências Agrárias/UFRR.