Análise sanitária em sementes de algodoeiro branco e colorido sumetidas a diferentes tratamentos durante o armazenamento.
DOI:
https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v5i3.607Palavras-chave:
Gossypium hirsutum L. Fungos. Tratamento de sementes. Deslintamento.Resumo
Estudou-se a efetividade de diferentes processos de tratamento aplicados as sementes de algodão herbáceo, cultivares BRS Verde e CNPA 7H, em relação as sementes com línter (testemunha) objetivando reduzir a incidência de fungos, principalmente nas sementes armazenadas em câmara seca. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, usandose o esquema fatorial 2 x 3 x 3, com quatro repetições, sendo os fatores: duas cultivares (algodão branco e colorido); três tratamentos (C/L, S/L e S/L + T), e três períodos de armazenamento (zero, 6 e 12 meses). Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o tratamento fúngico aplicado as sementes deslintadas foi efetivo na redução da infestação de fungos, tendo a cultivar BRS 7H se destacado mais ao longo do período de armazenamento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste artigo, à REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE que: • 1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos. • 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo. • 3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Agro@mbiente On-line, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Agro@mbiente On-line do Centro de Ciências Agrárias/UFRR.