Efeitos da secagem na coloração dos frutos de baru (Dipteryx alata Vogel)

Autores

  • Daniel Emanuel Cabral de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá
  • Osvaldo Resende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde
  • Lílian Moreira Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v10i4.3584

Palavras-chave:

Ângulo hue. Croma. Luminosidade. Teor de água.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho verificar a influência do teor de água e da temperatura de secagem na coloração dos frutos de baru (Dipteryx alata Vogel). O teor de água inicial foi de 0,333 base seca (b.s.) e os demais teores de água (0,25; 0,177; 0,111 e 0,053 b.s.) foram obtidos por secagem em estufa com ventilação forçada, mantida nas temperaturas de 60, 80 e 100 ºC. A avaliação da cor dos frutos de baru foi feita pela leitura direta de refletância das coordenadas “L”, “a” e “b”, empregando o calorímetro ColorFlex EZ com o sistema Hunter de cor. Com as coordenadas “L”, “a” e “b” foram determinadas e calculados os valores de croma (Cr), ângulo de cor hue (°h) e a diferença total de cor (∆E). Para viabilizar o uso de um único modelo linear para a representação do croma (Cr) e das coordenada “L” e “b” dos frutos de baru, independentemente da temperatura de secagem, procedeu-se o teste de identidade de modelos. Com base nos dos resultados obtidos, concluiu-se que a coordenada “L” e a diferença total de cor (∆E) aumentaram com a redução do teor de água, enquanto os valores do croma (Cr), ângulo hue (°h) e as coordenadas “a” e “b” se reduziram, provocando alteração na coloração dos frutos de baru, independentemente da temperatura de secagem.

Biografia do Autor

Daniel Emanuel Cabral de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goias - Santa Helena de Goiás (2010), graduação em Tecnologia em Agronegócio pelo Instituto Federal Goiano (2009), mestrado em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal Goiano (2012) e doutorado em Ciências Agrárias - Agronomia pelo Instituto Federal Goiano (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Iporá. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Armazenamento e Secagem de Produtos Vegetais.

Osvaldo Resende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2000), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é Revisor Técnico de diversos periódicos científicos; e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano - Campus Rio Verde). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia entre 2012 e 2013. É Coordenador de Pós-Graduação do IF Goiano - Câmpus Rio Verde. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades físicas, armazenamento, secagem e qualidade de grãos.

Lílian Moreira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

Graduada em Tecnologia em Produção de Grãos (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO CEFET-RV . Mestre em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Rio Verde GO ( IF Goiano-Câmpus Rio Verde). Graduanda em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Rio Verde GO ( IF Goiano-Câmpus Rio Verde). Participa de Pesquisas: em "Pós-colheita de produtos agrícolas e de plantas do Bioma Cerrado" com ênfase em: armazenamento, secagem e estudo da higroscopicidade, no IF Goiano-Cãmpus Rio Verde.

Downloads

Publicado

05/01/2017

Edição

Seção

Original Scientific Article