Composição florística e estrutura fitossociológica de um fragmento de Floresta Ombrófila Densa no município de Macaíba, RN

Autores

  • Luan Henrique Barbosa de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Richeliel Albert Rodrigues Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kyvia Pontes Teixeira das Chagas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Camila Costa da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Augusto da Silva Santana Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v9i4.2441

Palavras-chave:

Estrutura horizontal. Fitossociologia. Inventário florístico. Mata atlântica.

Resumo

Estudos fitossociológicos em remanescentes florestais são de suma importância para caracterização da estrutura horizontal de comunidades florestais, pois gera dados que servem tanto de base para projetos de manejo florestal quanto para recuperação da biodiversidade. Nesse sentido, objetivou-se analisar a fitossociologia da vegetação, caracterizando a estrutura horizontal de um fragmento de Floresta Ombrófila Densa no Município de Macaíba-RN. Para a coleta de dados do componente arbóreo, utilizou-se a metodologia de pontos quadrantes, alocando cinco transectos espaçados de 15 m, perfazendo 175 pontos quadrantes ao longo das trilhas com distância de 8 m entre pontos. Na amostragem foram incluídos todos os indivíduos com diâmetro à altura do peito (DAP) ≥10 cm e altura mínima de 1,0 m. A densidade estimada do fragmento foi de 1.873 indivíduos ha-1, com área basal de 22,11 m² ha-1, índice de diversidade de Shannon de 3,19 nats.ind-1 e índice de equabilidade de Pielou de 0,79. A maior proporção de indivíduos se distribuiu entre os intervalos de 3,18 a 8,19 cm de diâmetro e 3,79 a 5,79 m de altura. Com base nos dados analisados do inventário florístico, a área estudada se caracteriza como Floresta Ombrófila Densa, em estágio médio de regeneração, tendo Copaifera cearenses como a espécie que apresentou maior valor de importância no fragmento.

Biografia do Autor

Luan Henrique Barbosa de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro Florestal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Mestrando em Ciências Florestais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Richeliel Albert Rodrigues Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Kyvia Pontes Teixeira das Chagas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Camila Costa da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheira Florestal, pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Mestranda em Ciências Florestais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

José Augusto da Silva Santana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro Florestal, pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1979). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (1985). Doutor em Agronomia na área de Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

05/02/2016

Edição

Seção

Original Scientific Article