Desempenho de um sistema de irrigação por aspersão durante os períodos diurno e noturno na região sul do Espírito Santo.
DOI:
https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i3.1856Palavras-chave:
Café Arábica. Eficiência. Manejo da Irrigação. Uniformidade. Vento.Resumo
No Estado do Espírito Santo é notório o destaque de todo o sistema agroindustrial do café. No sul do Estado, os projetos de irrigação vêm se consolidando como importante alternativa na modernização e no crescimento da agricultura na região. O desempenho dos sistemas de irrigação tem repercussões diretas na eficiência e na produção, sendo influenciado por fatores de projeto e até mesmo os climáticos. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência e a uniformidade de um sistema de irrigação por aspersão em café Arábica no sul do Estado do Espírito Santo durante os períodos diurno e noturno. Realizou-se o teste de uniformidade de aplicação de água para a determinação dos coeficientes de uniformidade (Christiansen, estatístico e de distribuição) e avaliou-se o manejo da irrigação, comparando-se as lâminas aplicadas pelo irrigante com aquelas necessárias para elevar a umidade do solo à capacidade de campo, avaliados nos dois períodos. Os coeficientes de uniformidade apresentaram-se bons, porém houve irrigação excessiva da área nos dois períodos estudados. O melhor período para se irrigar foi o noturno, com redução da quantidade de água a ser aplicada e obtendo-se maior eficiência do sistema, que foi considerada baixa, necessitando-se do manejo correto da irrigação com base em dados de solo e tempo de irrigação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste artigo, à REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE que: • 1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos. • 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo. • 3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Agro@mbiente On-line, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Agro@mbiente On-line do Centro de Ciências Agrárias/UFRR.