Produção do Abacaxi na região de Frutal-MG
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v15i1.8169Palavras-chave:
Abacaxi; Frutal; Propriedade Intelectual.Resumo
O presente trabalho abordou os aspectos da produção de abacaxi e da propriedade intelectual na região de Frutal-MG. Situado no triângulo mineiro, essa região destaca-se na produção de abacaxi no cenário estadual e nacional. Embora seja referência, o desenvolvimento dessa cultura ocorre de maneira lenta com a utilização de técnicas tradicionais decorrentes da agricultura familiar de pequenos e médios produtores, que, muitas vezes, não são capazes de superar as alterações climáticas e os ataques de pragas. Os avanços tecnológicos têm impactado os diversos setores da economia, o agronegócio é constantemente afetado por essas inovações, alinhando o desenvolvimento sustentável com o aumento da produtividade e lucratividade. Nesse sentido, a proteção da propriedade de industrial tem papel fundamental para garantir a segurança e proporcionar a evolução no setor agrícola. Diante do contexto, o trabalho tem como objetivo analisar os aspectos produtivos do abacaxi e as formas de utilização da propriedade intelectual na região de Frutal/MG, utilizando a abordagem dedutiva e qualitativa, revisão bibliográfica e documental com ênfase no diagnóstico tecnológico da produção de abacaxi na região de Frutal/MG. Os resultados apontaram que a região de Frutal-MG pode beneficiar-se com as inovações tecnológicas voltadas para o agronegócio, além de poder se proteger com os benefícios provenientes da propriedade intelectual. Conclui-se a importância de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e no papel das instituições de ciência e tecnologia no processo de transferência de tecnologia. O trabalho contribuiu para a identificação de fatores que limitam a produção de abacaxis, permitindo o direcionamento de ações para o crescimento e aprimoramento das formas de utilização da propriedade intelectual, como, por exemplo, a utilização de novas cultivares mais resistentes às pragas da região, ou através da criação de marcas coletivas para melhorar os ganhos provenientes da produção, além da formação de parcerias com entes que tragam estes conhecimentos diretamente aos produtores, lacunas que poderão ser preenchidas e fomentadas.
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