OCORRÊNCIA E CAUSAS DO EFEITO CHICOTE PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS DE LUXO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.6009

Palavras-chave:

Estratégia da cadeia de suprimentos, efeito chicote, produtos de luxo, operação global.

Resumo

O objetivo do artigo é investigar a ocorrência e as causas do efeito chicote na cadeia de suprimentos de produtos de luxo. Foi realizado o método do estudo de caso, que foi conduzido por meio de entrevistas com gestores responsáveis pelos processos de suprimentos e previsão de vendas e também por meio da análise dos dados históricos de vendas e suprimentos em uma empresa que distribui produtos de luxo no Brasil. O estudo identificou que o efeito chicote também pode ocorrer nas cadeias de suprimentos de produtos de luxo e que existem causas específicas associadas à esse tipo de produto que potencializam a sua ocorrência, prejudicando as estratégias comerciais, financeiras e de suprimentos de uma empresa. O estudo fornece subsídios para que os gestores de marcas de luxo possam identificar riscos da ocorrência do efeito chicote em suas operações, minimizando os impactos na estratégica competitiva das empresas.

Biografia do Autor

Maicom Sergio Brandao, Universidade Federal de São Carlos

Maicom S Brandão é graduado em engenharia de produção e certificado em estratégia e organizações pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo com período sanduíche na North Carolina State University (NCSU). Possui aperfeiçoamento em finanças e negócios internacionais pela The Business, Finance and Management School of New York. É mestre na linha de pesquisa de planejamento e controle de sistemas produtivos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com foco em redução do lead time na cadeia de suprimentos. Atualmente, é pós-graduando em marketing pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Durante a graduação esteve envolvido em projetos internacionais de pesquisa em ergonomia pelo Edward P. Fitts Department of Industrial and Systems Engineering da North Carolina State University e em gestão e educação ambiental pelo College of Education da University of South Africa (UNISA). Foi membro do programa USP Recicla e teve o projeto de extensão voltado para redução de alimentos nos restaurantes universitários reconhecido pela UNEP/ONU. É coautor do livro - Sustentabilidade em eventos acadêmicos: Guia prático para Instituições de Educação Superior. Profissionalmente, atua no planejamento e controle da produção e teve experiência em logística e distribuição.

Moacir Godinho Filho, Universidade Federal de São Carlos

Professor Moacir possui graduação em Engenharia de Produção - Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1998), MBA na Fundação Getúlio Vargas - FGV (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2004), pós doutorado em aplicação conjunta de System Dynamics e Factory Physics à gestão de sistemas de produção na North Carolina State University (USA - 2007/2008) e pós doutorado em Quick Response Manufacturing - QRM (Manufatura Responsiva) na Universidade de Wisconsin at Madison (USA - 2007). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência da Produção, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Estratégia de Manufatura, Quick Response Manufacturing, Manufatura Enxuta, Análise de Sistemas de Manufatura, Logística, Pesquisa Operacional aplicada ao PCP e à logística, Simulação aplicada ao PCP e à Logística, scheduling, e system dynamics e factory physics aplicado à gestão de sistemas de produção. Professor Moacir tem mais de 50 artigos publicados em periódicos e congressos com seletiva política editorial. Também é um dos criadores e líder do grupo de pesquisa GePReLT o qual é o produto de uma cooperação entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Wisconsin at Madison com a finalidade de pesquisa e aplicação prática de técnicas de redução de lead time no Brasil.

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)