MÉTODO AHP: EMPREGO NO FINANCIAMENTO DO FLUXO DE CAIXA DE UMA COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v9i2.5969

Palavras-chave:

método AHP, fluxo de caixa, saneamento básico

Resumo

Utilizou-se a metodologia multicritério neste estudo de caso com o objetivo de identificar a melhor alternativa de captação de recursos para o financiamento do fluxo de caixa de uma companhia de saneamento básico brasileira. A coleta de dados referente aos projetos desenvolvidos na empresa foi feita a partir de entrevistas não estruturadas com o seu gestor financeiro para coleta das variáveis que influenciam a tomada de decisão de cunho financeiro. Assim, criou-se o modelo hierárquico de estruturação do problema de financiamento do fluxo de caixa da empresa, considerando os seus gastos de custeio e investimentos. Com o modelo estruturado, a comparação par a par das alternativas foi realizada pelo gestor para identificar a melhor alternativa de captação de recurso disponível para financiar o fluxo de caixa, considerando investimentos e custeio. A categoria de investimento foi representada por três projetos e a de custeio foram considerados três tipos de gastos: folha de pessoal, contratação de serviço de terceiros e energia elétrica. De acordo com os valores e julgamentos do gestor pesquisado, a melhor alternativa de fonte de recursos para a empresa é captar junto ao governo do Estado, seu acionista majoritário, para investir no projeto de aquisição de hidrômetros. O estudo contribui para o uso de ferramentas de tomada de decisão no cotidiano empresarial, em circunstâncias complexas e estratégicas para as organizações. A maior limitação desse estudo foi considerar somente as opções de escolhas de um gestor da empresa, visto que na prática mais pessoas dão suporte a essa decisão.

Biografia do Autor

Livia Vilar Lemos, Universidade de Pernambuco

Professora assistente do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade de Pernambuco. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco. Interesses de pesquisa em Contabilidade Financeira, Auditoria, Contabilidade Gerencial e sua interseção com a área de Logística.

MAURÍCIO ASSUERO LIMA DE FREITAS, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Matemática e em Economia com graduações concluídas em 1985 e 1998, respectivamente, na Universidade Federal de Pernambuco e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Economia pelo PIMES- Programa de Pós Graduação em Economia/UFPE.Tem interesse nas áreas de Economia, Contábeis e Atuariais com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, orientandos para avaliação de políticas públicas relacionadas com transparência e saúde, destacando interesse nos seguintes temas: finanças, transparência, economia, atuárias, métodos quantitativos aplicados, tributação, bioestatística, meio ambiente, dentre outros.

AMANDA DA SILVA TENÓRIO

Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis do Recife - FACCOR Especialista em Controladoria pela Faculdade Decisão

Referências

(AESBE), A. D. E. D. S. B. E. (2017). Consulta a relação das empresas associadas. Recuperado 12 de dezembro de 2017, de http://www.aesbe.org.br/

(ANDIMA), A. N. D. I. D. M. F., & (ABRASCA)., A. B. D. C. A. (2008). Abertura de Capital e Emissão de Debêntures. Recuperado 15 de janeiro de 2018, de http://www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/abertura_capital.pdf

BRASIL. Lei no 11.445, de 5 de janeiro de 2007. (2007). BRASIL: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.

BRASIL, B. C. do B. Resolução No 2.827 de 2001. (2001). Brasil: Banco Central do Brasil.

BRASIL, M. da F. (2017). Consulta a natureza jurídica por CNPJ. Recuperado 13 de dezembro de 2017, de https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp%3E.

BRASIL, M. das C. (2015). Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos – 2015. Recuperado 17 de dezembro de 2017, de http://www.snis.gov.br/diagnostico-agua-e-esgotos/diagnostico-ae-2015

Costa, H. G. (2002). Introdução ao método de análise hierárquica: análise multicritério no auxílio à decisão. (HGC, Org.). Niterói, Brasil.

Freitas, A. L. P., Marins, C. S., & de Oliveira Souza, D. (2006). A metodologia de multicritério como ferramenta para a tomada de decisões gerenciais: um estudo de caso. Revista GEPROS, (2), 51.

Freitas, A. L. P., Marins, C. S., & Souza, D. D. O. (2006). A metodologia de multicritério como ferramenta para a tomada de decisões gerenciais: um estudo de caso. Gepros, 2(1), 51–60. https://doi.org/10.1007/s13398-014-0173-7.2

Gomes, L. F. A. M., González, M. C. A., & Carignano, C. (2004). Tomada de decisões em cenários complexos: introdução aos métodos discretos do apoio multicritério à decisão. Thomson.

Granemann, S. R., & Gartner, I. R. (1998). Seleção de financiamento para aquisição de aeronaves: Uma aplicação do método de análise hierárquica (AHP). TRANSPORTES, 6(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v6i1.238

Junior, L. F. N. (2006). Tomada de decisão com múltiplos critérios: Pesquisa–Ação sobre o método AHP em pequenas empresas. Dissertação de mestrado do curso de gestão e desenvolvimento regional do ….

Marins, C. S., Souza, D. de O., & Barros, M. da S. (2009). O Uso do Método de Análise Hierárquica (AHP) na Tomada de Decisões Gerenciais - Um Estudo de Caso. XLI SBPO - Pesquisa Operacional na Gestão do Conhecimento, 1778–1788.

Neto, A. A., & Lima, F. G. (2014). Curso de Administração Financeira. (Atlas, Org.) (3o ed). São Paulo, Brasil.

Neto, A. A., & Silva, C. A. T. (2012). Administração do capital de giro. (Atlas, Org.). São Paulo, Brasil: Atlas.

OLIVEIRA, M. F. J. de. (2016). O panorama das empresas de saneamento do nordeste no que se refere à adequação às Normas Internacionais de Contabilidade CPC 37, ICPC 01 e OCPC 05, sob a ótica da Teoria Institucional. Universidade Federal de Pernambuco. Recuperado de https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20123

Saaty, T. L. (1980). The analytic hierarchy process McGraw-Hill. New York, 324.

Saaty, T. L., & Vargas, L. G. (2012). Models, methods, concepts & applications of the analytic hierarchy process (Vol. 175). Springer Science & Business Media.

Sousa, J. V., de Barros Jerônimo, T., de Melo, F. J. C., & de Aquino, J. T. (2017). Uso do AHP para identificação de perdas da qualidade em empresas de manufatura: um estudo de caso. Exacta, 15(1), 89–100.

Vargas, R. (2010). Utilizando a Programação Multicritério (AHP) para Selecionar e Priorizar Projetos Na Gestão De Portfólio. PMI Global Congress 2010 - North America, 1–22.

Downloads

Publicado

30/09/2020

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)