Pesquisas de satisfação com pacientes de serviços de saúde: uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5956

Palavras-chave:

Satisfação de pacientes, Satisfação do usuário, Pesquisas de satisfação, Avaliação de serviços de saúde.

Resumo

Dada a importância de se levar em conta a qualidade dos serviços e o ponto de vista dos pacientes e usuários de serviços de saúde, esta pesquisa procurou entender de que forma tem sido feito o processo de avaliação da satisfação dos mesmos. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a mensuração da satisfação de pacientes de serviços de saúde. Para a metodologia foi utilizado como base parte do instrumento de intervenção ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), que auxiliou na seleção e análise do portfólio bibliográfico. Foram selecionados 19 artigos publicados em revistas indexadas entre os anos de 2009 e 2019, e o portfólio conta com artigos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. De acordo com os resultados obtidos, destaco 10 técnicas utilizadas no processo de pesquisa de satisfação, sendo o questionário associado ao coeficiente Alfa de Cronbach a mais comum delas.

Biografia do Autor

Mauricio Brilhante Mendonça, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Estudos Sociais.

Doutor em Administração Pública e Governo - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).

Ana Paula Costa de Castro, Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Estudos Sociais.

Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Amazonas. Faculdade de Estudos Sociais.

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Mercadologia (Marketing)