PROPOSTA PARA O GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5908Palavras-chave:
Gerenciamento de aquisições. Aquisições na Administração Pública. Aquisições de soluções de Tecnologia da Informação. Instrução NormativaResumo
O planejamento de aquisições é de grande valia na Administração Pública, uma vez que minimiza os desperdícios e aumenta a eficiência dos projetos, especialmente na especialidade de Tecnologia da Informação (TI). A presente pesquisa apresenta uma sugestão, para mostrar possíveis resultados e vantagens que poderão ser alcançados com a elaboração de uma técnica formal de planejamento nas aquisições de soluções de TI na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. As aquisições deverão ser regidas pelas diretivas da Instrução Normativa n° 4, que regulamenta as contratações de TI no setor público, bem como pela Resolução Nº 182 do CNJ de 17/10/2013, que ordena as diretivas para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não fugindo do modelo atual. O modelo de gestão de aquisições de TI em estudo, para ser utilizado no TJRR deverá observar cada compra como um projeto que deverá estar aderido com as diretivas e os artefatos do ciclo de planejamento da contratação. A implantação desse processamento de aquisições deverá ser viabilizada por meio da instituição de uma equipe interdisciplinar, encarregada pelo planejamento das aquisições de TI no Tribunal. A visão de cada solução contratada como um projeto dará maior celeridade e eficiência ao processamento de contratações e coordenação de aquisições de TI no TJRR, evitando o perda de mão-de-obra, materiais e financeiros.Referências
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Guia de compras públicas sustentáveis para a administração federal. 2010a. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2019.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Instrução normativa no 4, de 12 de novembro de 2010
(IN 04). 2010b. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2019.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP SISP). Brasília: MP, 2011a. Disponível em: <http://www.sisp.gov.br/mgpsisp/>. Acesso em: 12 ago. 2019.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orça- mento e Gestão (MPOG). Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), 2011. Orientação para Elaboração do Plano Plurianual 2012-2015. Brasília: MP, 2011b.
CRUZ, Cláudio Silva da; ANDRADE, Edméia Leonor Pereira de; FIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa. Processo de contratação de serviços de tecnologia da informação para organizações públicas. Brasília: MCTI, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KRAMMES, Alexandre. Gerenciamento do es- copo em projetos originados por meio de licitação. Revista de Gestão e Projetos - GeP, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 30-45, set./dez. 2013.
PRADO, Darci dos Santos do. Planejamento e controle de projetos. 4. ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the project management body of knowledge: (PMBOK guide). 5th ed. Newton Square, 2013.
VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7. Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.