SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA SOLIDÁRIA, ABORDAGEM CONJUNTA NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE (WOS)

Autores

  • Julia Rodrigues Esmerio Universidade de Santa Maria
  • Luiz Adriano Rodrigues Universidade federal de Santa Maria
  • Ricardo Alberti Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5859

Palavras-chave:

Economia Solidária, Sustentabilidade, Estudo Bibliométrico.

Resumo

O presente artigo busca trazer um panorama das publicações internacionais, que englobam de modo conjunto os temas: sustentabilidade e economia Solidária, na base de dados Web Of Science (WOS). Para isso foi usado a string de busca: ("solidar* economy" and sustainability). O intervalo de tempo utilizado foi durante os anos 2009 e 2019, obtendo-se 35 publicações. Este estudo possui cunho exploratório e descritivo, natureza bibliométrica, com técnica quantitativa de análise de dados. No que diz respeito ao número de publicações por período de tempo, observou-se que ocorre um crescimento não linear na abordagem o tema, pouco abordada inicialmente, ela cresce expressivamente no segundo quinquênio. Os países que mais discorreram sobre o tema nos últimos 10 anos foram: Brasil, Espanha e Canadá, com 9, 4 e 3 artigos publicados respectivamente. A partir da nuvem de palavras percebe-se que as palavras mais utilizadas foram os termos que possuem ligação direta com o tema ao qual se discorre. Os artigos também valeram-se de palavras-chave para reforçar a ideia de princípios norteadores em prol da coletividade e também para realçar a ideia de estudo, estratégias e produção sustentável.

Biografia do Autor

Julia Rodrigues Esmerio, Universidade de Santa Maria

Advogada, bacharela em direito pela universidade franciscana - UFN. Acadêmica de Administração na Universidade Federal de Santa Maria, com interesse nas áreas de Marketing e comportamento do consumidor e TICs.

Luiz Adriano Rodrigues, Universidade federal de Santa Maria

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Maria, com interesse nas áreas de Marketing e comportamento do consumidor.

Ricardo Alberti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Administração e Graduando em Estatística na Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)