VITRINE TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA: UMA FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA

Autores

  • Aline Barros Tavares Universidade Federal de Roraima
  • Gelso Pedrosi Filho Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5740

Palavras-chave:

Interação Universidade-Empresa, Transferência de Tecnologia, Vitrine Tecnológica

Resumo

O conhecimento gerado pelas universidades é fator determinante para a inovação e competitividade das empresas. A literatura técnica, no entanto, aborda as limitações deste relacionamento. Este estudo foca na deficiente interação academia-empresa e propõe a criação de uma vitrine tecnológica como ferramenta para a aproximação dessa relação. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com 21 líderes de grupos de pesquisas da UFRR cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Os resultados evidenciam a necessidade de uma efetiva implementação de ações pelo NIT e fornecem as bases para a construção da vitrine tecnológica com a exposição de tecnologias protegidas e das competências tecnológicas dos pesquisadores, do lado da oferta, e com demandas das empresas para suas soluções tecnológicas, do lado da demanda.

Biografia do Autor

Aline Barros Tavares, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Sistemas de Informação pela Faculdade Atual da Amazônia. Concluiu Especialização em Direito de Tecnologia da Informação pela UGF - Universidade Gama Filho. É aluna do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da UFRR - Universidade Federal de Roraima. Participou como bolsista da Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado de Roraima. Participou como bolsista na 7° Edição do Projeto BOLSAS IEL-SEBRAE-CNPq Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico para Micro e Pequenas Empresas - BITEC - 2006. Ministrou Treinamentos pela DDS - Diretoria de Desenvolvimento do Servidor da UFRR, atuou como instrutor na UNIVIRR - Universidade Virtual de Roraima. Foi Coordenadora da CSI - Coordenação de Sistemas de Informação da UFRR. Foi Diretora em exercício na DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação da UFRR. Foi Membro das Comissões: Comissão para acompanhar o Processo de Desenvolvimento de Gestão, Comitê Gestor de Segurança da Informação, Comissão para elaborar acordo de nível de serviço, Comissão de elaboração das Normas de criação e manutenção de sítios Hospedados com domínio UFRR.br, Comissão para criação de Metodologia de Desenvolvimento de Software, Comissão Consultiva para escolha de Reitor e Vice-Reitor. É Analista de Tecnologia da Informação na CSI. É tutora à distância do curso de Licenciatura em Informática do NEAD - Núcleo de Educação à Distância.

Gelso Pedrosi Filho, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto. Como bolsista da FAO/ONU participou de curso de Aperfeiçoamento Profissional em Tecnologia e Gestão de Indústrias Leiteiras na Universidade Austral do Chile. Participou como bolsista do Ministério de Cooperação Econômica da Alemanha de curso teórico-prático de Aperfeiçoamento Profissional em Administração Geral, na Alemanha. Concluiu mestrado em Administração de Empresas na Universidade Christian-Albrechts de Kiel na Alemanha, como bolsista da Fundação Friedrich Naumann. Participou de curso sobre Elaboração e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento Local como bolsista da Comissão Econômica para América Latina e Caribe - CEPAL, em Santiago do Chile. Concluiu doutorado em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo sido aprovado com distinção e louvor por unanimidade. Tem longa experiência profissional como executivo em empresas privadas e públicas. Elaborou projeto de criação e foi Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica na Universidade Federal de Roraima - NIT/UFRR . É Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima, onde coordena o Núcleo de Estudos do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável - NEEDS. Implantou o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, é coordenador e docente do mestrado PROFNIT. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Salamanca e na Universidade de São Paulo. Áreas de interesse: Empreendedorismo Acadêmico, Inovação Tecnológica, Relações Universidade-Empresa.

Referências

BERNI, J. C. A et al. Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277930424_Interacao_universidade-empresa_para_a_inovacao_e_a_transferencia_de_tecnologia. Acesso em: 27 JUN 2018.

CALLE, G. A. D. SILVA, E. L. da. Inovação no contexto da sociedade do conhecimento. 2008. Disponível em: http://www.ngs.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/05/DAVILA-CALLE_SILVA_2008.pdf. Acesso em: 22 JUL 2018.

FUJINO, A.; STAL, E. Gestão da propriedade intelectual na universidade pública brasileira: diretrizes para licenciamento e comercialização. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000181&pid=S0104-530X200900040001100012&lng=en. Acesso em: 08 JAN. 2018.

___________________. As relações universidade-empresa no Brasil sob a ótica da lei de inovação. 2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79035. Acesso em: 28 JUL 2018.

FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G.. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Bahia, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v14n28/04.pdf/. Acesso em: 05 AGO 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a .ed. Editora Atlas, 2002.

GOMES, M. S. et al. Tríplice Hélice: a Relação Universidade-Empresa em Busca da Inovação. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/download/21911/18425. Acesso em: 24 JUL 2018.

________________. A inovação como conexão para o desenvolvimento de parcerias entre universidade-empresa. 2014. Disponível em: navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/195. Acesso em: 28 JUL 2018.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. 1995. Acesso em: 11 AGO 2018.

PARANHOS, R.; PALMA, M. Um novo olhar para o futuro da política brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242010000200011&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 27 DEZ. 2017.

PUFFAL, D. P. Os determinantes da interação universidade-empresa e o desenvolvimento tecnológico das empresas. 174 f. Dissertação (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/3355/Daniel%20Pedro%20Puffal.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 JUN 2018.

PUFFAL, D. P. et al. Interação universidade-empresa: uma análise de empresas da indústria de software no Rio Grande do Sul. 2012. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/857. Acesso em: 15 JUL 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Plano Estratégico Institucional 2015-2025. Boa Vista, 2016. 202 p.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)