O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENDIVIDAMENTO: ESTUDO DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5732

Palavras-chave:

Educação financeira, Endividamento, Compra impulsiva, Capital Social.

Resumo

As pessoas precisam realizar várias escolhas financeiras ao longo da vida que vão das mais simples às mais complexas. Esse conhecimento mínimo necessário para a realização de tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos são incapazes de tomar decisões financeiras saudáveis, em virtude do baixo nível de educação financeira, o que os torna propensos ao endividamento. O presente estudo tem como intuito identificar a relação entre os constructos: educação financeira, materialismo, compra impulsiva e endividamento. Para isto, foram coletados dados de 601 respondentes por meio de ferramenta survey, analisados por meio de modelagem de equações estruturais. A princípio, foi possível concluir que indivíduos com pouca educação financeira e com menor capital social estão mais propensos ao endividamento e à compra impulsiva em uma relação inversamente proporcional e, também, indivíduos materialistas tendem a comprar por impulso. Este trabalho contribuiu ao estabelecer a educação financeira como um antecedente ao materialismo e à compra impulsiva.

Biografia do Autor

Gabriela Martins dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Cidade de São Paulo (2016). Graduada em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (2014). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Administração Pública. Atualmente é Técnica em Contabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

MARLETTE CASSIA OLIVEIRA FERREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba

Doutora em Administração pela UNINOVE e Mestre Interdisciplinar em Administração, Comunicação e Educação. Possui Graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda, Graduação em Administração Geral, Graduação em Pedagogia. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, varejo, emoção, crowding e coping.

Flávio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho - Uninove

Professor e Pesquisador do Programa de Pos-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) da Universidade Nove de Julho, stricto sensu, professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho. Atuo também como consultor de empresas, aplicando os conhecimentos científicos aos desafios das organizações. Pós doutorado em andamento em Marketing Internacional pela ESPM-SP, Doutor em Administração (2017) e mestre em Administração (2014) pela Universidade Nove de Julho. Possuo especialização em Marketing pela ESPM-SP e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atuo principalmente nos seguintes temas de pesquisa: marketing e gestão de projetos, comportamento do consumidor, atitudes implícitas (automáticas) marcas, crowding, e identidade do consumidor. Possuo experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Mercadologia.

Jussara da Silva Teixeira Cucato, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Doutoranda em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (Conceito Capes 5). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE (Conceito Capes 5), com ênfase em Marketing. Bacharel em Administração de Empresas pela mesma IES. Cursou Didática de Ensino em Administração na FEA/USP. Estuda o comportamento do consumidor, marketing de serviços, estratégico, digital, inovação em marketing e Ética empresarial. Possui mais de 10 anos de experiência na área de Administração de Empresas

Jussara Goulart da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É Bacharel em Administração Geral de Empresas pelo Instituto Educacional de Assis (IEDA), Especialista em Administração de Marketing pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), atuando na área de Marketing. Integra o banco de avaliadores do INEP/MEC.

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)