IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Autores

  • ANA EVELLYN FREITAS NOGUEIRA
  • Natália Queiroz da Silva Oliveira Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
  • Bruno Queiroz da Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5716

Palavras-chave:

ERP. Integração. Sistema de informação.

Resumo

No momento atual, as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, confrontam com um mercado altamente competitivo, fazendo com que as mesmas, busquem ferramentas atualizadas que como resposta, as insiram no mercado competitivo e supram as exigências do público consumidor. Assim, os softwares de gestão integrada têm ganhado destaque notável no mercado atual, com a promessa de aumentar os lucros através da integração das informações. Diante disso, este estudo foi conduzido com o propósito de responder à problemática: Como uma empresa de médio porte pode utilizar o sistema ERP como ferramenta de diferenciação e competitividade no mercado atual? O presente trabalho, de natureza exploratória, tem uma abordagem de pesquisa qualitativa, e estudo de caso para evidenciar os resultados, analisando então, o processo de implementação de um sistema ERP em uma empresa do setor de vendas, de médio porte. A obtenção de dados se deu por meio de entrevistas estruturadas e observações, afim de conhecer dados mais específicos e relevantes para o trabalho. As evidências obtidas nesta pesquisa, permitiram constatar e confirmar aspectos já observados em outros estudos, bem como demostrar que apesar das dificuldades enfrentadas, os benefícios adquiridos com a implementação do ERP são compensatórios.

Biografia do Autor

ANA EVELLYN FREITAS NOGUEIRA

Bacharel em Ciência e Tecnologia Engenheira de Produção

Natália Queiroz da Silva Oliveira, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Mestre e Graduada em Administração.

Bruno Queiroz da Silva, Universidade Estadual do Ceará

MBA em Gestão Empresarial, Graduado em Hotelaria, Graduando em Estatística.

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)