O ACESSO DOS PEQUENOS EMPREENDEDORES LOCAIS ÀS COMPRAS PÚBLICAS: UM ESTUDO NO IFRO

Autores

  • Gilmar Antonio Lucas Chapuis Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Angela de Castro Correia Gomes Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5643

Palavras-chave:

Compras Públicas, Desenvolvimento Local, Trabalho e Renda, Micro e Pequenas Empresas.

Resumo

Tendo por premissa que compras públicas realizadas de pequenos fornecedores de regiões próximas à instituição contratante favorecem a geração de oportunidades de trabalho e renda para as comunidades locais e possibilitam eliminar fontes de desperdícios de materiais, este estudo buscou analisar o processo de compras de uma instituição pública federal de ensino com o objetivo de avaliar o potencial de suas iniciativas para o acesso de Micro e Pequenas Empresas locais às compras públicas e identificar os fatores que influenciam esta participação. As respostas do estudo foram obtidas por meio de pesquisa aplicada, caracterizada como estudo de caso integrado, de abordagem quali-quantitativa e tipologia descritiva. Os dados foram coletados de documentos e analisados com técnicas de estatística descritiva de frequências relativas das variáveis estudadas e análise documental. Os resultados das análises permitiram perceber que o modus operandi do processo de compras estudado alcança 20,71 pontos (em uma escala que varia de 0 a 100) e a preferência de contratar fornecedores locais eleva a nota aferida, enquanto que a aglutinação das demandas de vários Campi em um mesmo item a ser adquirido, reduz. Os pressupostos da Teoria do Desenvolvimento Endógeno que defendem a priorização de agentes internos como propulsores do desenvolvimento local, juntamente com os determinantes empíricos decorrentes de Leis e de práticas sustentáveis, ratificam os argumentos deste estudo e endossam sua notoriedade.

Biografia do Autor

Gilmar Antonio Lucas Chapuis, Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Administrador, Mestre em Administração Pública e Especialista em Gestão Pública e Gerencia de Cidades.

Angela de Castro Correia Gomes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Pós-Doutora em Educação pela UFPR; Doutora em Educação pela PUC-SP; Doutorado Sanduiche pela Universidade do Minho-Braga/PT; Mestre em Administração com ênfase em Gestão Organizacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Especialista em Administração de Recursos Humanos pelo ISAE/FGV; Graduação em Administração pela União das Escolas Superiores do Pará.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)