ANÁLISE SOCIOMÉTRICA SOBRE AS PESQUISAS EM COOPETIÇÃO NO BRASIL NA PLATAFORMA SPELL

Autores

  • Marina Valim Bandeira
  • Paulo Vanderlei Cassanego Jr.
  • Bibiana Giudice da Silva Cezar

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v13i1.5593

Palavras-chave:

Coopetição, sociometria, análise léxica, redes, SPELL

Resumo

Um dos grandes desafios das empresas é saber como se manterem competitivas no mercado. Nesse sentido surge o conceito de coopetição, que vem da união dos termos “competição” e “cooperação”. Baseados em autores como Porter (1997) e Nalebuff & Brandenburger (1997), foi feita a construção teórica desse artigo que discute a noção de competição, cooperação e coopetição. O objetivo do presente artigo é analisar como está o panorama das pesquisas nacionais sobre coopetição utilizando o portal da Scientific Periodicals Eletronic Library - SPELL. Para tal análise, foram empregadas técnicas sociométricas, com o uso do Software Gephi 0.9.1 para construção de redes de autoria e coautoria e, análise léxica com o uso do Software IRaMuTeQ. As redes foram estruturadas com as métricas de densidade, modularidade e diferentes graus de centralidade. Foram encontrados 21 trabalhos, cujos autores em sua maioria originam-se da Universidade de São Paulo (USP) e possuem como palavras centrais nos textos dos artigos a “coopetição’, “rede” e “relação”. O autor destaque nas redes construídas foi Jamur Marchi, pois possui mais conexões com os demais pesquisadores e, além disso, desempenha papel de ligação entre os demais núcleos de estudo do tema. O artigo contribui teoricamente no que diz respeito a descoberta de núcleos de pesquisa que estudam o tema da coopetição. Ainda, apresenta os autores que publicam sobre a coopetição na plataforma pesquisada. Como contribuição prática, destaca-se o uso da sociometria e da análise léxica como técnicas de análise de dados que vem a agregar conhecimento na área de administração.

Biografia do Autor

Marina Valim Bandeira

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bel. em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Paulo Vanderlei Cassanego Jr.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa.

Bibiana Giudice da Silva Cezar

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

27/06/2023

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)