ANÁLISE SOCIOMÉTRICA SOBRE AS PESQUISAS EM COOPETIÇÃO NO BRASIL NA PLATAFORMA SPELL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v13i1.5593Palavras-chave:
Coopetição, sociometria, análise léxica, redes, SPELLResumo
Um dos grandes desafios das empresas é saber como se manterem competitivas no mercado. Nesse sentido surge o conceito de coopetição, que vem da união dos termos “competição” e “cooperação”. Baseados em autores como Porter (1997) e Nalebuff & Brandenburger (1997), foi feita a construção teórica desse artigo que discute a noção de competição, cooperação e coopetição. O objetivo do presente artigo é analisar como está o panorama das pesquisas nacionais sobre coopetição utilizando o portal da Scientific Periodicals Eletronic Library - SPELL. Para tal análise, foram empregadas técnicas sociométricas, com o uso do Software Gephi 0.9.1 para construção de redes de autoria e coautoria e, análise léxica com o uso do Software IRaMuTeQ. As redes foram estruturadas com as métricas de densidade, modularidade e diferentes graus de centralidade. Foram encontrados 21 trabalhos, cujos autores em sua maioria originam-se da Universidade de São Paulo (USP) e possuem como palavras centrais nos textos dos artigos a “coopetição’, “rede” e “relação”. O autor destaque nas redes construídas foi Jamur Marchi, pois possui mais conexões com os demais pesquisadores e, além disso, desempenha papel de ligação entre os demais núcleos de estudo do tema. O artigo contribui teoricamente no que diz respeito a descoberta de núcleos de pesquisa que estudam o tema da coopetição. Ainda, apresenta os autores que publicam sobre a coopetição na plataforma pesquisada. Como contribuição prática, destaca-se o uso da sociometria e da análise léxica como técnicas de análise de dados que vem a agregar conhecimento na área de administração.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.