O COMPORTAMENTO DA BALANÇA COMERCIAL GUAJARAMIRENSE FRENTE À TAXA DE CÂMBIO DURANTE PERÍODO DE 2008 A 2017

Autores

  • Cláudia Chanevy Coimbra
  • Tiago de Oliveira Loiola Universidade Federal de Rondônia
  • George Queiroga Estrela Universidade Federal de Rondônia
  • Haroldo de Sá Medeiros Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Taxa de Câmbio. Exportação. Importação. Balança Comercial.

Resumo

Este artigo teve como objetivo descrever o comportamento da balança comercial Guajaramirense frente à taxa de câmbio entre o período de 2008 a 2017, identificando os principais produtos e parceiros comerciais. Metodologicamente trata de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo que levantou informações junto à base de dados da Inspetoria da Receita Federal/GM, MDIC/SECEX e BANCEN, totalizando 120 observações. Como resultado desta pesquisa conclui-se que existe uma relação entre as variações da taxa de câmbio e o saldo da balança comercial, além disso, demonstrou-se que a pauta exportação do município sofre constantes variações e está cada vez mais concentrada em produtos provenientes de outras regiões, servindo este apenas como uma espécie de “trânsito de passagem” para o escoamento das mercadorias, prejudicando assim o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Cláudia Chanevy Coimbra

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Tiago de Oliveira Loiola, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (2009) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim. Líder do Grupo de Pesquisa Socioeconômica e Desenvolvimento Regional na Amazônia. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Setor Público, Elaboração e Avaliação de Projetos Econômicos, Desenvolvimento Regional, Segurança Alimentar, Autoconsumo, Agricultura Familiar.

George Queiroga Estrela, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2001) e Graduado em Tecnologia Química pela UFPB (1998). Atualmente é professor do quadro permanente da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Haroldo de Sá Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Professor do curso de Administração na Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto velho (UNIR). Aluno do Programa de Pós-graduação - Doutorado em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador associado ao Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Cursou doutorado sanduíche em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa).

Referências

ARAÚJO, L. V., & TERRA, F. B. A Dinâmica da taxa de câmbio face as operações SWAP da politica cambial: Uma analise pós-keynesiana para o periodo 2002-2015. Anais do XLIV Encontro Nacional de Economia. ANPEC, 2018.

ASSUMPÇÃO, R. Exportação e Importação: conceitos e procedimentos básicos. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2007.

BASTOS, E. K., & FONTE, P. V. Mercado de Câmbio brasileiro, intervenções do Banco Central e controles de capitais de 1999 a 2012. Texto para Discussão. IPEA, 2014.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Macroeconomia da Estagnação: critica da ortodoxia convencional no Brasil pós-1994. São Paulo: 34, 2007.

BUENO, G. Z. História da Política Econômica Brasileira (1920-2010): Uma análise das influências cambial e monetária. Monografia - Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2015.

CAPARROZ, R. Comércio Internacional e Legislação Aduaneira Esquematizado. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

CARVALHO, M., & SILVA, C. Economia Internacional. São Paulo: Saraiva, 2000.

CARVALHO, M., & SILVA, C. Economia Internacional . 3. ed. rev. e atual. Saraiva, 2004.

DORNBUSCH, R. Macroeconomia. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.

FARIA, N. C., & FRANÇA, C. F. Economia Internacional: Um estudo do Balanço de Pagamentos, 2017.

FONSECA, J. Metodologia da Pesquisa Cientifica. Saraiva, 2002.

GARCIA, L. Exportar: Rotinas e Procedimentos, Incentivos e Formação de Preços. 7. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2001.

GERHARDT, T. E., & Silveira, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Hoff, C. R. (18 de Janeiro de 2016). Uma Análise dos determinantes da recuperação da balança comercial brasileira em 2015: petroléo, cambio ou recessão? Indicadores Econômicos FEE, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (s.d.). Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/guajara-mirim/panorama>. Acesso em: 21 mai. 2018.

KEEDI, S. ABC do Comércio Exterior - Abrindo as primeiras páginas. 5. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2015.

LAKATOS, E., & MARCONI, M. d. Fundamentos da Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAIA, J. d. Economia Internacional e Comércio Exterior. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTELLO, A. Entenda: swap cambial, leilão de linha e venda direta de dólares. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/09/entenda-o-que-e-swap-cambial-leilao-de-linha-e-venda-direta-de-dolares.html>. Acesso em: 15 jun de 2018.

MARTIN, L. Um estudo sobre a evolução da taxa de câmbio do Brasil e Argentins desde a adoção do regime de câmbio administrado. Monografia. Florianópolis: UFSC, 2009.

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS. (s.d.). Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/comex-vis/frame-brasil>. Acesso em: 26 fev. 2018.

NETO, D. Regimes Cambiais e a relação câmbio e Balança Comercial no Brasil Pós Plano Real, 2011.

PAULINI, L. M., & BRAGA, M. B. A Nova Contabilidade Social: uma introdução à macroeconomia. 3. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

SIMONSEN, M., & CYSNE, R. Macroeconomia. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.

SOUSA, L. V. Em defesa de um regime de câmbio flexíveis para o Brasil? Uma contribuição para o debate. Pensamento & Realidade, 2013.

SRF. (s.d.). INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 28, DE 27 DE ABRIL DE 1994. Disponível em <http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=13448&visao=compilado>. Acesso em: 23 abr. 2018.

VIEIRA, A. Teoria e prática cambial: exportação e importação. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2008.

Downloads

Publicado

27/06/2023

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)