CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INADIMPLÊNCIA: UMA ANÁLISE SOB DIFERENTES DIMENSÕES

Autores

  • Silvia Maria Parmeggiani Gering Prefeitura Municipal de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Maria
  • Nelson Guilherme Machado Pinto Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mende Vieira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v11i0.5363

Palavras-chave:

Inadimplência, Crédito, Finanças Comportamentais.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar e diferenciar as principais causas e consequências da inadimplência sob diferentes dimensões. As análises do estudo foram realizadas por meio de levantamento bibliográfico. Entre as causas da inadimplência, foi preciso fazer uma diferenciação deste fenômeno entre o setor público e o privado, visto que há um conjunto de causas que trazem um grau de complexidade ao se tratar dessa questão. Na área privada, as causas da inadimplência têm praticamente as mesmas origens, destacando-se fatores conjunturais, sócio-políticos, institucionais, ligados ao serviço, falta de atualização das informações cadastrais, consumismo, falta de planejamento, restrições orçamentárias e falta de conhecimentos financeiros. Na área pública, a inadimplência dos impostos também está relacionada à fatores conjunturais, ações dos governos, problemas relacionados cobrança e incentivo da inadimplência. Em relação aos fatores conjunturais tem-se a carga tributária excessiva, legislações tributárias inadequadas e punições existentes mínimas. Referente ao consequências da inadimplência houve a distinção entre três agentes impactados. Dentre estes cita-se a perspectiva do indivíduo, das instituições e da sociedade. Na perspectiva pessoal nota-se que a inadimplência traz implicações negativas tanto financeiras, quanto sociais ou psicológicas. Em relação às instituições as principais consequências da inadimplência, é que essas, muitas vezes, têm que recorrer a empréstimos bancários, aumentando seu custo operacional, ou mesmo atrasar o pagamento de suas obrigações tributárias e fiscais. Por último, com relação a sociedade a inadimplência pode causar redução no nível de emprego e salários, problemas de saúde, maximização do número de suicídios e elevação da violência.

Biografia do Autor

Silvia Maria Parmeggiani Gering, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Maria

Mestra no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria (2017), possui especialização em Gestão Pública/Distância/Santa Maria pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), especialização em Gestão Tributária Municipal pela Universidade Luterana do Brasil (2005), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Auditora Fiscal na Prefeitura Municipal de Santa Maria. Tem experiência na área de Gestão Tributária Municipal, com ênfase em Receita, Auditoria e Fiscalização.

Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (PPGOP/UFSM). Atualmente é Coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF) e Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM. Doutor em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Mestre em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Bacharel em Administração pela UFSM. Atua nos seguintes temas: Administração Pública, Governança Pública, Inadimplência, Análise de Eficiência, Desenvolvimento Regional e Finanças Comportamentais.

Kelmara Mende Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Foi coordenadora (2011-2013) do Programa de Pós-Graduação em Administração e editora da Revista Sociais e Humanas (2009-2016). Atualmente é Editora da Revista Práticas de Administração Pública , editora associada da Brazilian Administration Review e revisora ad hoc de diversos periódicos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temáticas. Finanças Comportamentais, mercado de capitais, análise multivariada e avaliação de políticas públicas. As pesquisas em finanças comportamentais tem como principais temas de interesse: alfabetização financeira, atitude ao endividamento, bem-estar financeiro, uso e dívida no cartão de crédito, gerenciamento financeiro e inadimplência.

Referências

Afonso, J. R. R., Araujo, E. A., & Nóbrega, M. A. R. (2013). IPTU no Brasil: Um Diagnóstico Abrangente.Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ: Instituto Brasiliense de Direito Público IDP Ltda e FGV Projeto..

Amaro, L. (2016). Direito Tributário Brasileiro. 21. ed. São Paulo: Saraiva.

Banco Central do Brasil (2017), Economia e Finanças. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/n/ECONOMIA>. Acesso em: 18 dec. 2017.

Brasil. (2002). Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em: 10 set. 2017.

Brito, R. M. (2002). Um estudo sobre as causas da inadimplência dos contribuintes do IPTU na Prefeitura Municipal de Manaus/AM. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Campara, J. P., Vieira, K. M., Costa, V. M. F., & Fraga, L. S. (2016). O Dilema dos Inadimplentes: Antecedentes e Consequentes do “Nome Sujo”. Revista Brasileira de Marketing, 15(1), 71-85.

Castelo, A. M. (2016). O Impacto do Programa de Recuperação Fiscal na Inadimplência Tributária do Estado do Ceará – Uma Análise do Antes e Depois do Refis Estadual de 2009. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, Brasil.

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (2017), Pesquisa Nacional CNC: Endividamento e Inadimplência. Disponível em: <http://cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/release_peic_novembro_2017.pdf>. Acesso em: 18dec. 2017.

Cupertino, S. A. (2013). Avaliação da arrecadação do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana no Município de Viçosa – MG. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil.

Daros, M., & Pinto, N. G. M. Inadimplência no Brasil: Uma Análise das Evidências Empíricas. Revista de Administração IMED, 7(1), 207-228.

Ferreira, J. A. (2013). Aspectos Psicológicos e Cognitivos da Inadimplência sob a Ótica da Teoria do Crime. Dissertação de Mestrado, Universidade Fumec – Fundação Mineira de Educação e Cultura, Belo Horizonte, Brasil.

Freire, A. C., & Freire, F. M. (2014). Causas da Inadimplência nas Instituições de Ensino Superior e Meios de Reduzi-la. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia – RENEFARA, 5(5), 247-259.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4.edição. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Granemann, R. O. (2001). Inadimplência na área de habitação da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Escritório de Negócios Institucional de Florianópolis: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Herling, L. H., Moritz, G. O., Santos, A. M., Soares, T. C., & Back, R. B. (2013). A inadimplência nas Instituições de Ensino Superior: Um estudo de caso na Instituição XZX. Revista GUAL, 6(2), 126-142.

Kunkel, F. I. R., Vieira, K. M., & Potrich, A. C. G. (2015). Causas e consequências da dívida no cartão de crédito: uma análise multifatores. R.Adm., 50(2), 169-182.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2007). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6.edição. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Oliveira Junior, L. A. (2014). Potencial de Arrecadação do IPTU: análise nacional do município de Santa André. Dissertação de Mestrado, Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, Brasil.

Pinto, N. G. M., & Coronel, D. A. (2012). Inadimplência no Serviço de TV por assinatura: Um estudo sobre as causas em uma empresa do setor da cidade de Santa Maria – RS. Sinergia, 16(2), 41-51.

Ribeiro, C. (2013). Atividade Fiscalizatória Estadual e os Princípios Constitucionais Tributários: maximização de receitas sem violar direitos dos contribuintes. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, Brasil.

Rizzardo, A. (2015). Direito das Obrigações. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense.

Sehn, C. F., & Carlini Junior, R. J. (2007). Inadimplência no Sistema Financeiro de Habitação: Um Estudo junto à Caixa Econômica Federal (Caixa). RAM - Revista de Administração Mackenzie, 8(2), 59-84.

Serasa Experian. (2017). Estudo mostra perfil do consumidor inadimplente brasileiro. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/estudo-perfil-consumidor-inadimplente/>. Acesso em: 30 jun. 2017.

Souza, T. F., Venceslau, B. S., & Takakura Junior, F. K. (2009) Estudo sobre as características dos inadimplentes de uma IES no interior do Estado de São Paulo. Anais do Congresso Pós-Graduação - UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, SP, Brasil, 7.

Vieira, K. M., Flores, S. A. M., & Campara, J. P. (2014). Propensão ao Endividamento no Município de Santa Maria (RS): verificando diferenças emvariáveis demográficas e culturais. Teoria e Prática em Administração, 4(2), 180-205.

Viol, A. L. (2015). A Administração Tributária Moderna e a Maximização do Cumprimento Tributário: Algumas Reflexões Sobre o Caso Brasileiro. Revista da Receita Federal: Estudos Tributários e Aduaneiros, 1(2), 50-82.

Downloads

Publicado

04/10/2022

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)