EMPREENDEDORISMO: A FORMAÇÃO DO PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO GRADUADO PELA UFAM
Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais, Empreendedorismo, Curso de Administração.Resumo
Este artigo apresenta a percepção do discente finalista do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas sob a perspectiva do empreendedorismo. A promulgação da Resolução n. 4, de 13 de julho de 2005, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, culminou em alterações nos projetos pedagógicos das instituições de ensino superior no Brasil. No ano de 2010, o Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas readequou seu conteúdo programático obedecendo às diretrizes nacionais. No entanto, considerando o mercado um ambiente de constantes mudanças, observa-se que a competitividade é grande e as exigências não são mais as mesmas da época da redação do Projeto Pedagógico do Curso. Portanto, o profissional formado pela universidade necessita desenvolver novas competências para vivenciar melhor o mercado. As competências empreendedoras apresentam-se favoráveis para a composição de um profissional versátil e inovador, ainda que não exerça somente as suas atividades como empresário ou incorpore atitudes empreendedoras na iniciativa pública ou privada. Para a realização do estudo, foi utilizada uma estratégia de pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e os fragmentos de discurso interpretados por meio da análise de conteúdo. A análise permite investigar a relação entre o perfil do profissional a ser formado, conforme disposto no Projeto Pedagógico do Curso, e o que de fato está sendo formado, de acordo com os próprios discentes.Referências
Almeida, I. (2007) O Empreendedorismo Como Facilitador Do Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Um Estudo de Caso Realizado no Ateliê Paramentos Religiosos em São Luís do MA. Disponível em: <http://hdl.handle.net/123456789/886>. Acesso em: 15.Out.2018.
Baron, R. A. & Shane, S. A. (2007) Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning.
Bell, J. (2008) Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed.
Branda, D. C. (2011) O pai fundador da economia moderna: Richard Cantillon. Disponível em: <https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=938>. Acesso em 20. Set. 2018.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2012) Comércio puxa alta na desocupação no trimestre encerrado em Abril. Estatísticas Sociais IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21294-comercio-puxa-alta-na-desocupacao-no-trimestre-encerrado-em-abril>. Acesso em: 10.Set.2018.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018) PNAD Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?edicao=22193&t=o-que-e>. Acesso em: 05.Out.2018.
BRASIL. Ministério da Educação. (2005) Resolução n. 4, de 13 de julho de 2005. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf>. Acesso em: 02. Out. 2018.
Chiavenato, I. (2012) Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4ª ed. Barueri, São Paulo: Manole.
Dantas, E. B. (2008) Empreendedorismo e Intra-Empreendedorismo: É preciso aprender a voar com os pés no chão. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-empreendedorismo.pdf>. Acesso em 24.Set.2018
Dornelas, J. C. A. (2001) Empreendedorismo: transformando ideais em negócios. Rio de Janeiro: Campus.
Ferreira, E. (2017) Perspectivas de carreira dos acadêmicos de administração de empresas de uma universidade comunitária. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5726/>. Acesso em 12.Out.2018.
Gianturco, A. (2014) O empreendedorismo de Israel Kirzner. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil.
Global Entrepreneurship Monitor. (2011) Empreendedorismo no Brasil: 2011. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores. Curitiba: IBQP.
Global Entrepreneurship Monitor. (2017) Empreendedorismo no Brasil: 2016. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores. Curitiba: IBQP.
Horbe, C., Silva, P. M. & Flôr, S. L. B. (2011) O Empreendedorismo Na Ótica Da Economia E Da Administração. Disponível em: <http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/ admrevista/article/viewFile/145/120>. Acesso em 10. Set. 2018.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (2003) Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Leite, E. (2012) O Fenômeno do empreendedorismo. Saraiva: São Paulo.
Lopes, R. A. (2010) Educação Empreendedora: Conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE.
Regio, M. L. S., Schuch Jr, V. F., Gomes, C. M. & Kneipp, J. M. (2012) Gestão de competências profissionais na formação de administradores. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 1, p. 129-153.
Santos, A. C. (2001) O uso do método Delphi na criação de um modelo de competências. Revista de Administração, v. 36, n. 2, p. 25-32.
Santos, F. (2012) Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, mai. Resenhas. ISSN 1982-7199. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Santos, V. & Candeloro, R. J. (2006) Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: AGE.
Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005) Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC.
Tripody, T., Fellin, P. & Meyer, H. (1975) Análise da pesquisa social: diretrizes para o uso de pesquisa em serviço social e em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
UFAM. (2010) Projeto Pedagógico do Curso Superior de Graduação em Administração da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Disponível em:< http://biblioteca.ufam.edu.br/attachments/article/256/Projeto%20Pedagógico%20do%20Curso%20de%20Administração.pdf>. Acesso em 04. Out.2018.
Vale, G. M. V., Corrêa, V. S. & Reis, R. F. (2014) Motivações para o Empreendedorismo: Necessidade Versus Oportunidade?. RAC, v. 18, n. 3, p. 311-327.
Verga, S. S. (2014) Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3-30.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.