MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Autores

  • Jean Carlos Ferreira Fornel Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Virgílio Eliel Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Antonio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN http://orcid.org/0000-0001-7763-8457

Resumo

Os advogados e escritórios de advocacia precisam pensar em estratégias para aumentar a fidelização de seus clientes e, ainda elevar sua penetração de mercado. Dentro da problemática que é: quais as estratégias de marketing e posicionamento de um escritório de advocacia para retomar o que crescimento no mercado, o objetivo geral é investigar as principais práticas de marketing adotadas por um escritório de advocacia com intuito de retomar o crescimento de mercado. A metodologia utilizada foi qualitativa, através de um estudo de caso, de acordo com o ranking Análise Advocacia 500, publicado anualmente. Os resultados revelam que: i) em um cenário dinâmico de mudanças rápidas é necessário acompanhar as tendências de mercado, referente às formas de atendimento ao cliente e as necessidades do mesmo; ii) buscar diversificações no ramo de atuação é fundamental, ou seja, não ser um especialista em somente um ramo do direito; iii) olhar para o mercado em um espaço mais abrangente do que atua, visando captar novos clientes; iv) buscar a inovação em serviços jurídicos e parcerias é algo que gera resultados positivos; v) desenvolver os profissionais e adotar formas de remuneração justa é fundamental para reter os colaboradores; vi) explorar todas as possibilidades de marketing que o Código de Ética da OAB e o Estatuto prevê é um diferencial para captação de novos clientes e solidificação da marca. Escritórios e advogados que adotaram políticas semelhantes tiveram mais êxito e crescimento no seu faturamento.

Biografia do Autor

Jean Carlos Ferreira Fornel, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Especialização em Administração de RH e Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, Brasil(2009). Aluno do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional - PPGO da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.

Virgílio Eliel Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Especialização em Direito Trabalho e Processo do Trabalho pelo Damásio Educacional, Brasil(2015) Sócio Proprietário do Advocacia , Brasil. Aluno do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional - PPGO da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.

Antonio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU, Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF ? Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (Qualis B3), Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production (Qualis B3), Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.

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Publicado

27/06/2023

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)