O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO MUNICÍPIO DE AMAJARI-RORAIMA: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 1991-2010

Autores

  • Ingrid Cardoso Caldas Universidade Federal de Roraima
  • Lucicleide Lopes Campelo Faculdade Pitágoras de Imperatriz

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v11i0.5203

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano Municipal, Amajari, Comunidades Pré-capitalistas, Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo intitulado “O índice de Desenvolvimento Humano do Município de Amajari-Roraima: uma análise do período 1991-2010” procurou tratar da temática em torno do Desenvolvimento Humano do município do Amajari no Estado de Roraima. Foram escolhidos os anos de 1991 a 2010, devido a uma análise realizada junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2013. Diante disso, o artigo visa analisar o IDH-M do Município do Amajari- RR, tendo como problema norteador saber por que o município de Amajari- RR, de 1991 até 2010, não conseguiu atingir o nível mínimo considerado para ser desenvolvido. E a fim de responder ao referido problema, contextualizou-se o tema sob os aspectos teóricos e para a construção prática desta pesquisa, consultou-se o PNUD e o IBGE. No que se refere aos resultados obtidos nesta pesquisa, com base nos dados do PNUD, demonstrou-se que o município do Amajari-RR, apresentou um baixo índice do IDH-M nos anos analisados, devido as políticas públicas relacionadas à renda, saúde e educação serem incapazes de resolver o problema do baixo desenvolvimento humano do município, bem como as peculiaridades sociais do mesmo. Constatou-se neste artigo que na região amazônica, em especial o município do Amajari- RR, as políticas públicas não resolvem os problemas do baixo resultado desses índices, pelo fato do município se encontrar numa situação onde parte da sua população vive em um sistema pré-capitalista, onde a renda e a educação comum no sistema capitalista não são as principais prioridades dessa parcela da população.

Biografia do Autor

Ingrid Cardoso Caldas, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Ciência Política pela UFRGS e professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima, atuando nas áreas de Teoria Econômica e Desenvolvimento Regional.

Lucicleide Lopes Campelo, Faculdade Pitágoras de Imperatriz

Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR e professora do Departamento de Economia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz (MA)

Referências

ADELMAN, Irma. Teorias de desenvolvimento econômico. Tradução de Denise. 1972.

ANDRADE. Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL: base de dados. Disponível em: < http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/download> Acesso em: 30 mai. 2016.

BISPO, Romanul de Souza. IDH de Roraima: condicionantes e especificidades. Dissertação (Mestrado em Economia). Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O conceito histórico de desenvolvimento econômico. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.

CRESPO, Antônio Pedro Albernaz; GUROVIT, Eliane. A Pobreza como um Fenômeno Multidimensional. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, jul-dez/2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/raeel/v1n2/v1n2a03>. Acesso em: 30 jul. 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/amajari/panorama>. Acesso em: 10 nov. 2016

PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O que é IDH? 2016. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/IDH/IDH.aspx?indiceAccordion=0&li=li_IDH>. Acesso em: 10 nov. 2016.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes; THEIS, Ivo Marcos. (org.) Desenvolvimento Regional: abordagens contemporâneas. Blumenau: Edifurb, 2009.

SOUZA, Maria Cristina de Andrade. Crescimento econômico, inovação e empreendedorismo. Dissertação (Mestrado em economia). Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SOUZA, Nali. Desenvolvimento Econômico. 2ª ed. São Paulo: Atlas. 1997

TORRES, H. G., FERREIRA, M. P., & DINI, N. P. (2003). Indicadores sociais: por que construir novos indicadores como o IPRS. São Paulo em Perspectiva, 17(3-4), 80-90.

Downloads

Publicado

04/10/2022

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)