A Crise Econômica e sua Influência nos Hábitos de Consumo de Alimentos

Autores

  • Viviane Moura Rocha Ferreira ESPM
  • Suzana Valente Battistella-Lima EAESP-FGV
  • Severino Domingos Silva Junior EAESP-FGV
  • José Sarkis Arakelian EAESP-FGV
  • Thiago Rafael Ferreira Marques EAESP-FGV

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5060

Palavras-chave:

crise econômica, comportamento do consumidor, marketing de alimentos, varejo.

Resumo

A crise econômica afeta o comportamento de compra de alimentos. Estudos empíricos avaliaram a mudança dos consumidores na forma de acessar segmentos específicos e alterações na cesta de consumo, no entanto, pouco tem sido pesquisado sobre a modificação do perfil de consumo de alimentos em cenários de crise. Essa pesquisa investigou mudanças ocorridas nos hábitos de compra de alimentos no contexto da crise econômica brasileira. Foram realizadas 11 entrevistas em profundidade, empregando análise de conteúdo de acordo com estrutura de Strauss e Corbin (2008). Conceitos importantes emergiram - reflexos da crise econômica - como preocupação, pressão social e, por outro lado, oportunidades. Ao compreender melhor esse novo cenário, o conhecimento adquirido auxilia gestores varejistas na adequação do seu posicionamento, assim como a identificação de eventuais lacunas de estudo na proposição de uma agenda para avançar no conhecimento. Espera-se que essa pesquisa permita não só ampliar o conhecimento acerca dos impactos da crise econômica no mercado de alimentos, mas também proporcionar reflexões acerca das mudanças no comportamento de consumo a fim de investigar como o consumidor - diante de cenário adverso - altera a sua forma de se relacionar com o varejo de alimentos e suas experiências de consumo.

Biografia do Autor

Viviane Moura Rocha Ferreira, ESPM

Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, São Paulo, Brasil. Doutoranda da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil.

Suzana Valente Battistella-Lima, EAESP-FGV

Doutoranda da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil.

Severino Domingos Silva Junior, EAESP-FGV

Doutorando da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil.

José Sarkis Arakelian, EAESP-FGV

Doutorando da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil.

Thiago Rafael Ferreira Marques, EAESP-FGV

Doutorando da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

12/05/2021

Edição

Seção

Mercadologia (Marketing)