Meios de Pagamento Digital: a realidade Brasileira. Um estudo de segmentação ambiental

Autores

  • Farah Diba Mary Anni Abrantes Braga FGV EAESP Fundacao Getulio Vargas, Escola de Administracao de Empresas de Sao Paulo
  • Giuliana Isabella Insper - Instituto de Pesquisa, São Paulo.
  • Heidy Rodriguez Ramos Universidade Nove de Julho, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i1.4886

Palavras-chave:

pagamento digital, dinheiro digital, estratégia, gestão, meios de pagamento.

Resumo

Nas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil. Foi realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento. Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir a autenticidade da transação; leis e regulamentação próprias; atingir massa crítica; redução de custos de telecomunicações; etc. Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionais

Biografia do Autor

Farah Diba Mary Anni Abrantes Braga, FGV EAESP Fundacao Getulio Vargas, Escola de Administracao de Empresas de Sao Paulo

Marketing, Comportamento do Consumidor

Giuliana Isabella, Insper - Instituto de Pesquisa, São Paulo.

Marketing, Comportamento do Consumidor, Doutora em Administração de Empresa pela FEA - USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo).

Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho, São Paulo

Estrategia. Doutora em Administração de Empresa pela FEA - USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo).

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Publicado

29/06/2018

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)