GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A PRODUÇÃO NACIONAL

Autores

  • Diego da Guia Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Andrew Beheregarai Finger Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i2.4860

Resumo

O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática dos artigos publicados em âmbito nacional que abordem o tema Gestão de Operações em Serviço (GOS), no período de 2004 a 2014, em revistas de alto impacto, classificadas como A1 e A2 no sistema Qualis/Capes na área de Administração. Como no período da pesquisa não existiam revistas nacionais classificadas como A1, o estudo focou nos periódicos A2. As informações analisadas buscaram responder quatro questões de pesquisa: (A) Que variações podem ter ocorrido no número de publicações em Operações de Serviço no decorrer dos anos? (B) Quais são os principais temas de pesquisa? (C) Que métodos são usados em pesquisas de GOS? (D) Quais os setores de atividade são mais estudados? Os resultados encontrados evidenciaram um destaque para a temática de planejamento e uma tendência para estudos empíricos com foco em survey e estudos de caso. Quanto aos setores, a maior atenção dos pesquisadores foi dada a saúde, seguido por transporte e saneamento básico. Constatou-se também que não ocorreu um aumento regular no número de artigos sobre GOS ao longo dos anos. Os resultados encontrados foram comparados com estudos anteriores.

Biografia do Autor

Diego da Guia Santos, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Integrada Jacarepaguá (2012) e Mestrado Profissional em Administração Pública pela UFAL (2017). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Benedito Bentes), na área de Logística. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Operações e Logística, Gestão de Projetos e Empreendedorismo.

Andrew Beheregarai Finger, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutor em Administração pela Unisinos. Atualmente é professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, gestão de operações, sustentabilidade e responsabilidade social, marketing e gestão de instituições de ensino superior.

Downloads

Publicado

28/12/2018

Edição

Seção

Ensaios/Essays