VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS MAIS INFLUENTES NAS VENDAS DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016

Autores

  • Leonardo Parma de Lima Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • José Fábio Zaneli Leitão Júnior Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Kellen Demartini Faculdade Governador Ozanam Coelho

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i2.4852

Palavras-chave:

Fatores macroeconômicos, Venda, Varejo, Mercado varejista de móveis

Resumo

O setor do varejo de mobiliário acompanhou proporcionalmente o crescimento econômico e social do Brasil entre os anos de 2005 a 2012. Porém, esse mesmo mercado sofre com a crise econômica instalada desde 2014, mostrando ser sensível às mudanças macroeconômicas. Esta pesquisa busca identificar os fatores macroeconômicos que se correlacionam com as vendas de mobiliário no varejo brasileiro e as variáveis que são estatisticamente relevantes para explicar as variações do mercado. Como método de pesquisa, foram testadas séries temporais macroeconômicas, utilizando-se testes no modelo de regressão linear múltipla pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) para definição do modelo de melhor aderência e robustez estatística. Os resultados apresentaram como variáveis estatisticamente significantes ao modelo a taxa básica de juros (SELIC Over), a massa salarial nacional e o índice de confiança do consumidor. O modelo apresentou-se coerente com a literatura vigente sobre a influência macroeconômica nas vendas no varejo.

Biografia do Autor

Leonardo Parma de Lima, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Professor de Economia da Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC Mestrando em Economia e Gestão Empresarial pela UCAM/RJ

José Fábio Zaneli Leitão Júnior, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Graduando em Administração

Kellen Demartini, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Graduando em Administração

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Publicado

28/12/2018

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)