GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS LISTADAS NOS NÍVEIS DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Mário César Sousa de Oliveira UNIFESSPA-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Hugo Azevedo Rangel de Morais UNIFESSPA-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Moises Ozório de Souza Neto UFERSA-Universidade Federal Rural do Semiàrido
  • Jairo Henrique de Lima UFERSA-Universidade Federal Rural do Semiárido

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i2.4390

Palavras-chave:

Governança Corporativa. Desempenho Financeiro. Teste de Médias. Mercado

Resumo

Boas práticas de governança corporativa tendem a aprimorar a performance econômica, aumentar o retorno sobre o investimento, da mesma maneira aumentar o valor das companhias. Diante dessa conjuntura, o presente estudo objetiva verificar quais são as alterações ocorridas na performance de rentabilidade das companhias, em virtude da adesão aos níveis de boa prática de governança corporativa da BM&FBOVESPA, em nove (09) companhias de variados setores do mercado. Para isso, foram analisados três (03) indicadores econômico-financeiros utilizados para verificar a rentabilidade das organizações no período de 2010 a 2013. A pesquisa pode ser caracterizada como descritiva e quantitativa. Com relação aos dados, os mesmos foram coletados no banco de dados do Software Economática®. A pesquisa utilizou de teste Wilcoxon para analisar a diferença entre médias dos indicadores antes e depois da inserção ao segmento de listagem, Novo Mercado (NM). Os resultados apontaram que não há diferenças nos indicadores quando comparados o ano antes e anos posteriores à adesão ao nível de governança corporativa quando analisados de forma conjunta, o contrário ocorreu quando se analisou as companhias individualmente, notou-se que o valor de mercado aumentou em 70% das empresas. Portanto, é oportuno frisar que o simples fato de uma empresa ingressar em um dos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA não representa, necessariamente, reflexo direto e imediato, em seu desempenho ou valor total de mercado.

Biografia do Autor

Hugo Azevedo Rangel de Morais, UNIFESSPA-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestre em Administração (UFRN); Docente UNIFESSPA

Moises Ozório de Souza Neto, UFERSA-Universidade Federal Rural do Semiàrido

Mestre em Administração (UnP); Docente UFERSA

Jairo Henrique de Lima, UFERSA-Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduado em Contabilidade pela UFERSA

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Publicado

01/02/2018

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)