ANÁLISE SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA CAMPUS BOA VISTA CENTRO

Autores

  • Amilton da Costa Nascimento Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i2.3705

Palavras-chave:

Funcionário Público. Qualidade de Vida no Trabalho. Modelo de Richard Walton.

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT dos funcionários do Instituo Federal de Roraima Campus Boa Vista Centro. Com base no tema foi elaborado o seguinte problema: considerando a percepção dos funcionários do Instituto Federal de Roraima Campus Boa Vista - Centro, a partir do Modelo de Walton, que ações a instituição pode executar para influenciar a melhoria da qualidade de vida dos servidores? A relevância da pesquisa se justifica pela curiosidade científica em acessar as informações sobre o impacto que o campo de trabalho ocasiona na qualidade de vida dos servidores, seja de maneira positiva ou negativa. O ambiente de trabalho pode representar ao servidor um espaço de harmonia, que o faz se sentir bem, saudável ou um lugar em que o trabalhador adoece só em pensar que no dia seguinte terá que estar ali novamente. Na metodologia utilizou-se uma abordagem quantitativa, classificada como exploratória e descritiva, sendo definido seus procedimentos técnicos como pesquisa de campo e estudo de caso. Com base na amostra de 88 participantes dos 260 funcionários, entre técnicos e professores, ativos no campo pesquisado, o que representa um percentual de 34% de participação. Considerando os critérios estabelecidos pelo Modelo de Walton, diagnosticou-se conceitos satisfatórios e insatisfatórios entre os sujeitos da pesquisa a respeito das implicações que o trabalho ocasiona na qualidade de vida dos mesmos.

Biografia do Autor

Amilton da Costa Nascimento, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Atualmente aluno do Curso de Administração na modalidade EAD, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima-UFRR (2000), especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR (2011).

Referências

BUSS, Vanderlei. Qualidade de vida no trabalho: o caso do corpo técnico e auxiliar administrativo de uma instituição de ensino superior, 2002. 106f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DIAS, Giseld. Sallon. A qualidade de vida no trabalho de professores de Administração de Empresas: a relação de uma universidade pública e uma privada. Porto Alegre, 2001.

FERNANDES, Eda Conte. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. 2 ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREITAS, Andre e SOUZA, Renata Bastos de. Um modelo para avaliação da qualidade de vida no trabalho. IV Congresso Nacional de Excelência em gestão. Niterói, 2008.

FURLANETTO, Solange Maria. Qualidade de Vida no Trabalho: a percepção dos servidores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Instituo Brasileiro de Gestão de Negócios – IBGEN, Porto Alegre, RS, agosto de 2008 (Especialização).

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MAGRI, Cláudio; KLUTHCOVSKY, Ana Cláudia Garabeli Cavalli. Qualidade de Vida no Trabalho: uma revisão da produção científica. Revista Salus-Guarapuava-PR. Junho de 2007.

SANTOS, Djenifer Francis Amaral Dos. Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo sobre a percepção dos funcionários do Centro Estadual de Ensino Fundamental Tucunduva. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Santa Rosa (RS), novembro de 2012 (Trabalho de conclusão de Curso).

WALTON, R.E.; Qualidade de Vida no Trabalho: O que é isto? São Paulo: Atlas, 1973.

Downloads

Publicado

23/12/2016

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)