FATORES MOTIVACIONAIS: Um Estudo Empírico em uma Indústria Têxtil no Centro Oeste do Brasil

Autores

  • Rosangela Sarmento Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
  • HEITOR LOPES FERREIRA Professor Mestre da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT -Mato Grosso
  • JOSÉ RIBAMAR TOMAZ DA SILVA FILHO Professor Mestre em Administração da Faculdade de Nossa Senhora de Aparecida –FANAP - Goiânia
  • DÉRCIA ANTUNES DE SOUZA Professora Doutora em Administração da Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista –FATEC -SP

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i2.3602

Palavras-chave:

Motivação. Fatores Motivacionais. Satisfação

Resumo

que influenciam a motivação no trabalho. O objetivo específico buscou identificar os fatores relacionados à satisfação no trabalho por parte dos funcionários a partir da identificação dos fatores intrínsecos e extrínsecos de Herzberg (1986) que mais influenciam o processo motivacional. Para tanto, esta pesquisa descritiva de natureza quantitativa aplicou questionário estruturado baseado nos modelos proposto por Meliá; Peiró; Calatayd (1986) e Meliá; Peiró (1998) junto a 75 funcionários de uma indústria têxtil do município de Goiânia (GO). O método de tratamento empregado foi à análise de cluster buscando-se assim, auferir os fatores motivacionais mais relevantes. Os resultados evidenciam que o nível de satisfação identificado permite julgar que o desempenho dos funcionários está sendo afetado de forma negativa, confirmando assim a hipótese dessa pesquisa, que existe diferença entre as médias dos grupos motivacionais e de satisfação. Tais resultados corroboram com a teoria aborda, na qual o processo motivacional do indivíduo se dá de forma intrínseca, em que cada um desenvolve impulsos motivacionais distintos em momentos diferentes, reconhecendo que estas forças afetam diretamente a maneira de encarar o trabalho e suas próprias vidas.

Biografia do Autor

Rosangela Sarmento Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

Professora Drª em Administração do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas-ICSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

HEITOR LOPES FERREIRA, Professor Mestre da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT -Mato Grosso

Doutorando em Administração Pela Universidade Nove de Julho -UNINOVE - SP

JOSÉ RIBAMAR TOMAZ DA SILVA FILHO, Professor Mestre em Administração da Faculdade de Nossa Senhora de Aparecida –FANAP - Goiânia

Professor mestre e coordenador do Curso de Logística da Faculdade de Nossa Senhora de Aparecida –FANAP - Goiânia

DÉRCIA ANTUNES DE SOUZA, Professora Doutora em Administração da Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista –FATEC -SP

Professora Doutora em Administração da Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista –FATEC -SP

Referências

Herzberg, F. (1986). One more time: How do you motivate employees. Harvard Business Review-Business Classics, p.13-22.

Maslow, A.H.(1970). Motivation and Personality. New York: Harper &Row.

Mata, D. M & Coltre, S. M. (2007). Motivação nas organizações, um assunto ainda muito mal compreendido.In:QUALIT@S Revista Eletrônica. ISSN 1677-4280. v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/103/72>. Acesso em Abr/2014.

Meliá, J. L. & Peiró, J. M. (1998). Cuestionario de satisfacción laboral S4/82. Universitat de València: [Valência, Espanha]. Disponível em: <http://www.uv.es/~meliajl/Research/Cuest_Satisf/S04_82.PDF>. Acesso em: Mar/ 2014.

Meliá, J. L.; Peiró, J. M. & Calatayud, C. El. (1986). Cuestionario General de SatisfacciónenOrganizacionesLaborales: Estudiosfactoriales, fiabilidad y validez. (PresentacióndelCuestionario S4/82). Rev. de Filosofía, Psicología y Ciencias de laEducación, [S.l.], v. 11, n. 3-4, p. 43-78.

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Publicado

23/12/2016

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)