A efetividade do programa de ginástica laboral

Autores

  • FABIANA Viegas Brandão Lima Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia
  • RICARDO Jorge da Cunha Costa NOGUEIRA

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i2.3481

Palavras-chave:

ginástica laboral, efetividade, produtividade.

Resumo

O programa de ginástica laboral é uma tecnologia social adotada por muitas empresas do Polo Industrial de Manaus como uma das soluções que compõem o programa de qualidade de vida organizacional e por conseqüência, contribui para o aumento da produtividade das empresas. O que se observa entretanto, que há poucas pesquisas relacionadas a temática no Brasil que seja capaz de comprovar os resultados alcançados pelas organizações. Nesta direção, a pesquisa visa analisar a percepção das empresas-clientes do programa de ginástica laboral desenvolvido por uma instituição do sistema S, quanto à efetividade dos benefícios propostos pelo programa. Assim, foi aplicada uma pesquisa com 10 empresas-clientes do programa de ginástica laboral, que utilizam o serviços a um período mínimo de um ano. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvida por Lefevre e Lefevre (2005). Nos resultados encontrados foi possível constatar que a percepção das empresas está fortemente relacionada as variáveis alusivas a qualidade de vida do trabalhador e a produtividade da empresa, tornando-se estas, importante para os profissionais responsáveis pela operação quanto ao planejamento e estratégia.

Biografia do Autor

FABIANA Viegas Brandão Lima, Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia

Gestão de operações

Referências

ASSUNÇÃO, A. A.; ROCHA, L. E. Agora até namorar fica difícil: uma história de lesões por esforços repetitivos. In: ROCHA, L.E.; RIGOTTO, R.M.; BUSCHINELLI, J.T.P. (Orgs) Isto é trabalho de gente?vida e doença e trabalho no Brasil. São Paulo: Vozes.

AUGUSTO VG et al. A look intorepetitive strain injuri/ Work-related muskuloskeletal. Disorders within pysicaltherapists clinical context. Revista Brasileira de fisioterapia, São Paulo V12.2008.

CAÑETE I. Desafio da empresa moderna: a ginástica laboral como um caminho. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 2001.

CARMELLO, E. Qualidade de Vida no Trabalho. IV Congresso Paranaense de Recursos Humanos. Paraná, 2015.

FRASSON, I. Critérios de Eficiência, Eficácia e Efetividade adotados pelos avaliadores de Instituições não-governamentais financiadora de projetos sociais. Dissertação de Mestrado.UFSC-SC, 2001

IIDA, Itiro. Ergonomia. Projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

KOLLING A. Ginástica laboral compensatória. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto 1980; 44: 20-3.

LACAZ, Francisco Antônio de Castro. Qualidade de Vida no Trabalho e saúde/doença.Revista: Ciência e Saude coletiva, vol. 05,1:151-161.

LEFEVRE, Fernando. LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. V12. Brasilia-DF, 2005.

MARTINS, Gizele de Cássia; BARRETO, Selva Maria Guimarães. Vivências de ginástica laboral e melhoria da qualidade de vida do trabalhador: resultados apresentados por funcionários administrativos do instituto de física da Universidade de São Paulo, Campus São Carlos. 2001

MENDES R.A. Ginástica laboral: implantação e benefícios nas indústrias da cidade industrial de Curitiba. Centro Federal de Educação Tecnológica. Dissertação de Mestrado em Tecnologia. Curitiba, PR. 2000.

MINAYO, M.C.A. O Desafio do Conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1998, 269.

MUROFUSE, N.T. E MARZIALE, M.H.P. Doenças do Sistema Osteomuscular em trabalhadores de enfermagem. Revista Latino – AM Enfermagem.n.3. p. 364-373. Universidade de São Paulo, 2005.

OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Revista de Educação Física, Prefeitura Municipal de Sorriso. Faculdade Centro Mato-Grossense Sorriso, Brasil, v.139, 2007.

PIMENTEL G.G.A. A ginástica laboral e a recreação nas empresas como espaço de intervenção da educação física no mundo do trabalho. Corpociência. n.3 p.57-70. 1999

SILVA, J.L.F.F; WITT,F.; FIRMINO, W.C.S. Ginástica laboral e produtividade: uma visão crítica. XXVII ENEGEP. Paraná, 2007

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª ed., São Paulo: Atlas, 2009.

TUBINO, D. F Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1997.

WALTON, R. Quality of working life. What is it?. Sloan Management Review, Cambridge.v.5. n.1, 1973

YASSI, Annalee. Repetitive Strain Injuries. Occupational Medicine, vol, 349, pp. 943-947, 1997.

Downloads

Publicado

01/02/2018

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)