BALANÇO SOCIAL NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Naiane Gouveia da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Francisco Bentes Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Marcos Azevedo Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Claudia de Araujo Moxotó Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.3477

Palavras-chave:

Balanço Social, Transparência, Gestão Pública.

Resumo

Contexto: O Balanço Social é o instrumento mais utilizado pelas organizações públicas ou privadas que buscam demonstrar publicamente, de forma voluntária, suas informações sociais e ambientais e aceitam o desafio da transparência. Objetivo: o estudo teve por objetivo analisar e comparar os dados publicados no Balanço Geral do Estado do Amazonas nos anos de 2010 a 2012, já que são poucas as entidades públicas que elaboram e publicam esse tipo de relatório. A metodologia utilizada foi comparativa e quantitativa realizada por meio de um estudo de caso no Governo do Estado do Amazonas, aplicando o modelo IBASE de Balanço Social. Resultado: como resultado observou-se uma tendência crescente dos indicadores sociais internos, externos e ambientais, além de gerar uma série de dados capazes de auxiliar a tomada de decisões em relação à aplicação de investimentos. Acredita-se que o modelo, após adaptações, sirva de base para implantação em outras entidades públicas, visando demonstrar a importância da transparência e da responsabilidade social e ambiental para com a sociedade..

Biografia do Autor

Naiane Gouveia da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Administração de Empresas

Francisco Bentes Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Universidade Federal do Amazonas, pós-graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Marcos Azevedo, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Ana Claudia de Araujo Moxotó, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, Max et al. Balanço Social para o Setor Público: Uma proposta de transparência. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanco-social-para-o-setor-publico-uma-proposta-de-transparencia/13636/> Acesso em: 13 ago. 2013.

ASSIS, Maria Cristina de. Metodologia do Trabalho Científico. Disponível em: http://portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/publicacoes/view/281. Acesso em: 6 ago. 2013.

BLEIL, Claudecir et al. Balanço Social no Setor Público: um estudo de casa em uma Prefeitura Municipal. Revista de Administração e Ciência Contábeis de IDEAU. Rio Grande do Sul, v. 6, n. 12, jan.-jun. 2011.

BALANÇO Geral do Estado 2010. Secretaria da Fazenda do Estado – SEFAZ. Disponível em: < http://www.transparencia.am.gov.br/transpprd/mnt/info/BGE.do>. Acesso em: 05 ago.2013.

BALANÇO Geral do Estado 2011. Secretaria da Fazenda do Estado – SEFAZ. Disponível em: < http://www.transparencia.am.gov.br/transpprd/mnt/info/BGE.do>. Acesso em: 05 ago.2013.

BALANÇO Geral do Estado 2012. Secretaria da Fazenda do Estado – SEFAZ. Disponível em: < http://www.transparencia.am.gov.br/transpprd/mnt/info/BGE.do>. Acesso em: 05 ago.2013.

BALANÇO Social: Um Instrumento de Transparência da Nova GestãoPúblia. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 3, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis: 2010.

DADOS. Portal do Governo do Estado do Amazonas. Disponível em: < http://www.amazonas.am.gov.br/o-amazonas/dados/>. Acesso em: 21 ago. 2013.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração e Formatação. Porto Alegre: s. n., 2006.

PUBLIQUE Seu Balanço Social. Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE, 2003. Disponível em: < http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1&sid=2&tpl=printerview>. Acesso em: 2 ago. 2013.

SOARES, Sandro Vieira et al. Análise estatística do modelo IBASE de balanço social de uma empresa do setor de siderurgia. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 3, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis: 2010. 27-39.

TORRES, Ciro; MANSUR, Claudia. Balanço Social, dez anos: o desafio da transparência. Rio de Janeiro: IBASE, 2008.

YIN, Robert K.; GRASSI, Daniel. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2005.

Downloads

Publicado

02/08/2016

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)