Panorama da Pesquisa Científica sobre Accountability nas Relações de Consumo no Brasil no Período de 2004 a 2014

Autores

  • Brenda Carvalho Luz Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Gabriel Moreira Campos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v5i2.2522

Palavras-chave:

Contabilidade, Sustentabilidade corporativa, accountability.

Resumo

Este artigo buscou estudar o problema de pesquisa enunciado pela questão: Qual o panorama da pesquisa científica sobre accountability nas relações de consumo no Brasil de 2004 a 2014? A pesquisa tem como objetivo a investigação do contexto de artigos publicados sobre o tema accountability nas relações de consumo, em congressos e periódicos científicos nacionais no período de 2004 a 2014. Para responder à questão de pesquisa, a base de publicações foi inicialmente composta por 189 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e eventos científicos da área de Ciências Contábeis. Resultados foram obtidos por meio da busca eletrônica em seus respectivos sites, usando como critério para a coleta de dados, a ocorrência de palavras julgadas adequadas para o tema em questão (accountability, sustentabilidade, transparência, consumo e consumidor), porém, nem todos os estudos se encaixaram no problema em tela, restando uma amostra final de 35 artigos. Os resultados indicam o seguinte: há maior concentração de publicações no período entre 2009 e 2013, a maioria dos trabalhos tem como área temática sustentabilidade e transparência, a maior parte deles é de natureza descritiva, predominam (80%) estudos de abordagem quantitativa e qualitativa, há maior ocorrência de autores (89%) com um artigo publicado, aproximadamente 65% dos artigos possui 2 e 3 autores cada e, os periódicos Sociedade Contabilidade e Gestão, Revista Brasileira de Gestão e Negócios e Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ são os mais prolíficos. Sugere-se, para futuras pesquisas, a realização de pesquisas sobre teorias que melhor expliquem o fenômeno da accountability nas relações de consumo e sobre a aparente divergência entre a prática e o que é divulgado por empresas, no tocante às relações de consumo no Brasil.

Biografia do Autor

Brenda Carvalho Luz, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Gabriel Moreira Campos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor adjunto da UFES.

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Publicado

31/12/2015

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)