EXISTEM PRÁTICAS DE CONTABILIDADE CRIATIVA NA PETROBRAS? Uma análise de conteúdo nos principais meios de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v1i1.2485Palavras-chave:
Earnings management. Change in accounting criterion. Hedge accounting.Resumo
RESUMO O presente estudo teve como objetivo identificar se houve Contabilidade Criativa nas contas da Petrobras no ano de 2013, frente ao resultado econômico financeiro negativo de 2012. Para isso, foi feito uma análise de conteúdo de Bardin (2011) nos principais meios de comunicação dos países que apresentam qualquer relação de investimento ou produção com a Petrobras, em confronto com as informações que a empresa gerou em seus relatórios financeiros. Foram analisados 258 jornais e revistas dos cinco continentes, em um período de 2012 à 2014. Esse período foi determinado pelo fato de que no ano de 2012 a empresa obteve um prejuízo no segundo trimestre, com isso no ano subsequente, ela declarou um lucro, ocasionado pela mudança do método de contabilização da dívida, com a utilização da Contabilidade de Hedge. Essa mudança no critério de contabilização da dívida foi uma opção adotada pela empresa para reverter o prejuízo ocasionado em 2012, prejuízo esse refletido pela desvalorização do real frente ao dólar.De acordo com essa informação gerada pela análise de conteúdo foi possível visualizar o motivo e a causa que levou a empresa a adotar esse método. Para os estudiosos e pesquisadores desse tema de pesquisa, os motivos e a causa que levaram a empresa a optar por essa mudança na contabilização da dívida foi o de demonstrar um melhor resultado financeiro de forma intencional, mesmo estando previsto em lei, pode ser considerado como Contabilidade Criativa.Downloads
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