Satisfação dos idosos com o atendimento fisioterapêutico ambulatorial em uma clínica universitária como elemento de avaliação do modelo de gestão

Autores

  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Michelle Bortolini Santos Departamento de Saúde - UNINOVE
  • Rafaela Sanches de Oliveira Bortolini Santos

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v4i2.2114

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Idosos, Satisfação, Fisioterapia, Serviços de Saúde.

Resumo

Introdução: Com o envelhecimento e doenças crônicas, aumenta a procura pelos serviços de reabilitação. A satisfação com o atendimento é uma forma eficaz de avaliar a qualidade dos serviços. Objetivo: Avaliar o grau de satisfação dos idosos com o atendimento nos ambulatórios de fisioterapia em uma clínica universitária. Métodos Estudo transversal e descritivo, com 25 idosos, que realizaram 6 ou mais sessões. Para avaliar a satisfação do idoso, foi utilizado um questionário auto-aplicativo e um questionário clínico- socioeconômico para caracterizar a amostra. Resultados: A média de idade dos idosos foi de 71 (8,7) anos, sendo 60% mulheres, média de sessões 36,8 (21,2). Do total, 80% nunca realizou fisioterapia em outra instituição. Os idosos avaliaram como excelente a satisfação geral da sua experiência com a fisioterapia (52%) e o resultado do tratamento (40%). Como ótimo: o esclarecimento de suas dúvidas (52%), gentileza do fisioterapeuta (44%), respeito com que foi tratado pelo fisioterapeuta (40%), disponibilidade de horários (56%), conveniência na localização (44%), conforto no ambiente de terapia (72%), condições gerais de higiene da clínica (68%), facilidade para transitar nas instalações (56%) e a gentileza dos outros membros da equipe (48%). Foi avaliado como bom: a segurança transmitida pelo fisioterapeuta (44%), gentileza e disponibilidade no atendimento da recepcionista (36%). Todos afirmam que retornariam a clínica e a recomendariam. Conclusão: Os dados sugerem um contentamento do paciente idoso com o atendimento e a infraestrutura da clínica fisioterapêutica universitária, sugerimos estudos que comparem a satisfação com o atendimento universitário e o atendimento público geral.

Biografia do Autor

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Biólogo. Doutor em Ciências pela UNIFESP

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Publicado

31/12/2014

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)