A logística de transportes na Amazônia Ocidental: desafios, limitações e importância para o desenvolvimento do Estado de Roraima

Autores

  • Luís Henrique Santos Passos UFRR / Aluno do Curso Administração

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v3i2.1723

Palavras-chave:

Logística, Amazônia Ocidental, cenário, corredores, perspectivas.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo oferecer um diagnóstico da logística na Amazônia Ocidental e suas implicações para o desenvolvimento do Estado de Roraima. Inicialmente, para fins de melhor elucidar os conhecimentos básicos sobre a logística, faz-se algumas considerações preliminares sobre essa importante ferramenta de gestão organizacional, procurando-se destacar os aspectos primordiais sobre o assunto. Comenta-se sobre o cenário logístico amazônico, particularmente da Amazônia Ocidental, que compreende os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, destacando-se os aspectos mais relevantes que influenciam os componentes logísticos dessa região. Destaca-se a importância que os rios amazônicos exercem como corredores logísticos para a região norte. Aborda-se os principais desafios a serem enfrentados pela logística amazônica, destacando-se o ponto de vista de diversos especialistas em logística na Amazônia. Enfatiza-se a logística como importante fator para o desenvolvimento de Roraima, buscando-se enaltecer também as perspectivas junto à classe empresarial para o futuro do Estado.

Biografia do Autor

Luís Henrique Santos Passos, UFRR / Aluno do Curso Administração

Bacharel em Ciências Contábeis (UFPE); MBA em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria, Controladoria (IBPEx); Especialização em Auditoria Contábil (UFAM); Pós-graduação em Supervisão Escolar (UFRJ). Atualmente é aluno do curso de Administração UFRR e atua no serviço público federal há mais de vinte e três anos (Ministério da Defesa).

Downloads

Publicado

02/12/2013

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)