Trabalho e renda versus desemprego e informalidade: uma avaliação da implementação da lei geral da microempresa e da empresa de pequeno porte.
DOI:
https://doi.org/10.18227/rarr.v2i2.1141Palavras-chave:
Trabalho, Estado, avaliação de Políticas Públicas de Trabalho,Resumo
RESUMO O estudo se inscreve no campo da pesquisa avaliativa, tratando-se especificamente de uma avaliação do processo de formulação e implementação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Analisa-se, dessa forma, como o Estado se manifesta no atual contexto da reestruturação produtiva capitalista, particularmente na questão da arrecadação previdenciária, no combate ao desemprego e à informalidade nas relações de trabalho. Toma-se como referência empírica o processo de formulação e implementação da Lei Geral da Microempresa e da empresa de Pequeno Porte no Brasil. O estatuto que tem, enquanto propósitos, simplificar a arrecadação dos tributos, combater o desemprego por meio da formalização dessas unidades produtivas, diminuir a informalidade nas relações de trabalho gerando emprego e renda os brasileiros por meio do atendimento diferenciado às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte. As principais conclusões do estudo são: de um lado, a instituição do imposto único denominado Simples Nacional, tributo que aglutina oito impostos das esferas federal, estadual e municipal; do outro, a possibilidade do trabalhador tonar-se um Empreendedor Individual, categoria que permite a contribuição e o acesso aos direitos previdenciários. Nesse contexto, evidencia-se a ampliação do papel do Estado no controle das informações tributárias diante de Estados e Municípios e na permissão da precarização nas relações do trabalho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.