As transformações socioespaciais em Tabapuã/SP resultantes da dinâmica produtiva agropecuária: entendendo o desenvolvimento rural e a permanência da agricultura familiar
Palavras-chave:
Transformações Socioespaciais. Agricultura Familiar. Agronegócio. Tabapuã/SP.Resumo
O objetivo do trabalho é compreender as articulações entre agricultura familiar e o agronegócio no município de Tabapuã/SP, a partir da análise de três importantes dinamizadores socioespaciais, os quais referem-se ao cultivo do café, laranja e da cana de açúcar. Para tanto realizou-se a investigação a partir de etapas metodológicas. Inicialmente, fez-se a pesquisa bibliográfica; posteriormente, coletou-se dados secundários (IBGE, Fundação Seade, Casa da Agricultura, Sindicato dos trabalhadores Rurais e Biblioteca Municipal); em outro momento, fez-se o trabalho de campo, primando a realização de entrevistas estruturadas aos sujeitos da pesquisa. Salienta-se que essas culturas foram em períodos específicos fundamentais para o processo de organização/reorganização socioespacial desta unidade territorial. Entretanto, nesse cenário, houve a desarticulação e redução da agricultura familiar. A expansão da plantação de culturas importantes para o capital internacional resultou em efeitos no campo deste município. No que tange a monocultura do café, ressalta-se a meação. Em outro momento houve a contratação de bóias-frias para a colheita da laranja, resultando impactos socioeconômicos. Por fim, ocorreu a substituição de fundamentais culturas e, até mesmo, da área destinada ao café e a laranja, devido a expansão da cana de açúcar. No que tange os impactos ocorridos à agricultura familiar, aponta-se a dificuldade de manutenção desta atividade frente os obstáculos impostos pela expansão das culturas comerciais de interesse internacional. Portanto, verificou-se os impactos relacionados a expansão das monoculturas no período analisado, bem como, à agricultura familiar, a qual encontra-se em profunda desatenção do poder público municipal. Além disso, constatou-se a falta de orientação desses agricultores frente a atuação do Estado para o desenvolvimento desta atividade, esta por sua vez, caracteriza-se como fundamental abastecedora de alimentos básicos e essenciais para a população brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.