Importância dos rios em cidades amazônicas: um estudo de caso em Boa Vista – Roraima, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6640Palavras-chave:
Cidades Ribeirinhas, Rio Branco, Transporte, Sociabilidade.Resumo
O Rio Branco está no cotidiano dos habitantes das principais cidades do estado de Roraima, entre elas, a capital Boa Vista, que se originou a partir desse rio. As cidades ribeirinhas representam o início da ocupação urbana amazônica devido a relação direta com a água, assim como, modo de sobrevivência e vida. Objetivou-se compreender a importância do Rio Branco para o desenvolvimento histórico, econômico, social e espacial de Boa Vista. A pesquisa é qualitativa-exploratória, cuja coleta de dados permeou no levantamento documental, bibliográfico e a realização de entrevistas semiestruturadas com descendentes das famílias tradicionais de Boa Vista. Apreendeu-se, na pesquisa, a importância do Rio Branco nos diversos aspectos presentes no cotidiano da população, desde a gênese da ocupação portuguesa. Percebeu-se, também, que o rio é visto outrora como elemento importante para o consumo, transporte, fluxo de pessoas e materiais, assim como para a sociabilidade e práticas culturais. Entretanto, com o passar dos anos a dependência com o rio foi se desfazendo pela onda modernização e ordenamento territorial a qual gerou novas formas de utilização e contemplação deste Rio.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.