Proposta de mudança do ensaio inderbitzen empregando solos do cerrado goiano com diferentes densidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.6474

Palavras-chave:

Conservação do solo, Erosão hídrica, Densidade, Erodibilidade, Solos tropicais

Resumo

O principal fator que provoca degradação dos solos é a erosão hídrica. As características, em relação à geologia, geomorfologia, solos e clima, constituem fatores condicionantes dos processos erosivos atuantes. A intervenção antrópica, sobre esse substrato do meio físico, modifica as formas de atuação das forças erosivas. Entre os ensaios de laboratório que quantificam de maneira direta a erodibilidade do solo, temos o ensaio de Inderbitzen. Neste trabalho estuda-se o emprego do ensaio de Inderbitzen em pesquisas no Brasil, apresentam críticas ao modelo original do ensaio e se desenvolve um equipamento e procedimentos, de modo a amenizar a variação dos resultados dos ensaios. Para o estudo foram selecionados três solos do cerrado goiano sendo eles da região metropolitana de Goiânia. Os solos possuem textura e origem pedológicas diferentes sendo: LATOSSOLO VERMELHO Distrófico (Solo 1), CAMBISSOLO HÁPLICO Ta Distrófico (Solo 2) e NEOSSOLO QUARTZARÊNICO Órtico (Solo 3) Foram propostas modificações nos procedimentos e equipamento do ensaio Inderbitzen que ocasionaram boa precisão e repetibilidade dos resultados encontrados. Nos Solos 2 e 3 houveram pouca variação de perda de solo em função do índice de vazios. Já para o Solo 1, demonstrou significativo aumento da perda de solo com o aumento do índice de vazios.

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Biografia do Autor

Eder Chaveiro Alves, Ministério Público do Estado de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás (2006), MBA em Infraestrutura de
Transportes e Rodovias (2019), mestrado em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás
(2010) e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás na área de solo e água (2019).
Atualmente é gestor de engenharia da Agência Goiana de Transportes e Obras. Tem experiência na área de
Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, Obras Civis, loteamento, Avaliações de imóveis e Projeto de
Rodovias, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de infraestrutura urbana, Projeto de fundações
e contenção, erosão, ensaios em fundações e avaliação imobiliária.

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Publicado

09/02/2023